COMPORTAMENTO

Como usar a raiva de forma construtiva

Por Adriana de Araújo

As pessoas enxergam a raiva como um problema, um sentimento negativo que deve ser eliminado a qualquer custo. E, de fato, é isso mesmo. A raiva não é saudável. Nesse artigo tomei cuidado de separar emoção raiva e expressão da raiva. Há um oceano enorme que divide esses pontos. Vamos entender juntos um pouco mais sobre a raiva?

O sentimento de raiva faz parte das emoções básicas do ser humano. E, realmente, é algo comum nas experiências das pessoas em geral. Alguns temas comuns são gatilhos desse tipo de emoção:

Outras pessoas sentem o mesmo sentimento de raiva quando o time perde, quando alguém pensa diferente delas, quando não são aceitas nas próprias ideias, o personagem central e preferido de um série sai da sua linha de interesse e conduta, e assim vai. O ponto aqui é a quebra de coerência com seus próprios valores.

A raiva é mesmo algo complicado. De fato, é um modo pouco equilibrado de manifestar as emoções. Uma pessoa mais madura é aquela que sabe digerir os sentimentos antes de expor o que pensa ou sente. Entende-se que é uma emoção com poder destrutivo de si e das pessoas a volta. Ainda que se pense que é um modo de “luta”, de “justiça”, de “poder” existem muitas outras boas maneiras de resolução para um problema existente.

Quem sofre com a raiva, padece do desequilíbrio. Costuma mostrar rompantes de descontrole, impulsividade e modo agressivo (fala e ação) por causa do sentimento de raiva. Como se o agir fosse adequado pela emoção. Nossas atitudes devem ser escolhidas com ponderação de consequências. Não é porque sentimos que devemos agir. Isso também serve com relação a dizer tudo que se pensa. O ideal é ser sincero, mas jamais brutalmente sincero. Esse ato de sinceridade extrema é praticamente um ato agressivo, raivoso.

Mas, afinal, é possível encontrar algo bom na raiva? A energia que é a base desse sentimento, quando bem “canalizada”, redirecionada, usada através de um novo modo de agir, escolhendo formas mais adequadas de expressão, pode ser positiva e transformadora, gerando uma entrega de resultados positivos e prósperos. A força da mudança pode determinar um rumo específico para ações únicas com resultados surpreendentes.

Saiba mais: Como evitar acessos de raiva

A melhor maneira de usar a energia que move a raiva de modo saudável é ser capaz de aprender que as emoções podem ser sentidas, ainda que ruins, mas isso jamais justifica extravasar, deixar vazar e sair da porta para fora. Cometer atos insanos, desequilibrados ou mesmo vergonhosos como opção de ação por conta da raiva não é o melhor modo de viver a vida. Ainda que para alguns seja muito difícil sair da mente mais mimada, sem limites ou infantil é necessário o crescer e se adaptar às regras sociais.

Para que o amadurecimento seja mais leve, sessões de psicoterapia podem ser indicadas com técnicas do novo código da Programação Neurolinguística, Hipnose Ericksoniana, Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares (EMDR), coaching de vida e terapia breve. Durante o processo é possível identificar padrões familiar, rigidez de conduta, equívocos mentais, distorções cognitivas, traumas e outras questões que podem estar dificultando o auto-controle e a melhor gestão das emoções.

Imagem de capa: Por Photographee.eu na Shutterstock

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

3 dias ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

3 dias ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

5 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

5 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

6 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

6 dias ago