Por Dr. Christiano Castello Branco Giometti
Partindo do princípio de que estamos tratando uma “sensação de incapacidade”, e não de uma verdadeira deficiência, temos que avaliar o que pode estar causando este padrão de pensamento disfuncional sobre você mesmo. A princípio, podemos dizer que sua auto-estima deve estar muito ruim, e possivelmente uma psicoterapia poderia lhe ajudar a rever sua história de vida, buscando identificar fatores que possam ter contribuído para que você se sinta assim.
Uma consulta com um psiquiatra também poderia ser interessante, pois a sensação de incapacidade pode estar associada a uma condição médica, como um transtorno de humor (depressão), ou mesmo ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros…
No caso do TDAH, a ordem dos sintomas é inversa, e é o baixo rendimento, ou ao menos a inconstância do rendimento, que acabam levando à sensação de incapacidade. Os indivíduos com TDAH são geralmente pessoas que funcionam muito abaixo do seu verdadeiro potencial, principalmente pelas dificuldades com planejamento, organização, priorização, foco, atenção, motivação, e execução de tarefas… Tais déficits são fruto de uma baixa ativação em algumas regiões cerebrais fundamentais para a nossa auto-regulação em função de objetivos, sendo que os portadores de TDAH frequentemente não atingem suas metas, ou abandonam seus projetos diante dos primeiros obstáculos. Felizmente existe tratamento, e os medicamentos podem melhorar significativamente a qualidade de vida em cerca de 80% dos casos.
Por Sinara Guerra
Uma das coisas que podem ser trabalhadas de imediato é sobre as expectativas dessa pessoa. Nos sentimos incapazes quando não alcançamos algum objetivo. Mas para chegarmos a qualquer objetivo concreto precisamos passar por várias etapas. Tentar criar uma expectativa para cada etapa, e não para o objetivo final.
Por exemplo, se temos uma meta no trabalho e precisamos chegar a ela, precisamos pensar como chegar a ela, e dar o tempo necessário para cumprir cada etapa para então chegar a meta principal. Grandes expectativas geram grandes frustrações, e então a pessoa sente-se incapaz, e então inseguro e provavelmente o rendimento dessa pessoa vai baixar mais ainda.
Faça um cronograma de passos, cada passo para chegar a um objetivo. Por exemplo, quero emagrecer 10 kg. Ok, mas não posso me sentir capaz se fizer essa meta para daqui 1 semana, sabemos que existe tempo, então, marco um objetivo diário para que chegue a meta de 10 kg. Assim podemos fazer para tudo na vida. E se a insegurança e incapacidade estiver a ponto de fazer a pessoa não querer mais nada, busque ajuda profissional.
Imagem de capa: Shutterstock/Pair Srinrat
TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…