SAÚDE MENTAL

Como visitar mais a sua mãe pode ajudá-la a viver mais.

A solidão pode adoecer e não apenas no sentido metafórico. Há muito tempo a ciência relaciona moléstias físicas a sentimentos negativos como tristeza ou estresse. Por exemplo, uma revisão de artigos científicos realizada pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Brigham Young, em Utah ( EUA), revela que o isolamento social e a solidão diminuem a esperança de vida. 

“Vários estudos epidemiológicos têm detectado que viver sozinho é um fator que desencadeia demências. E também correlacionam com maior probabilidade de mortalidade em pessoas com Alzheimer.” Explica o neurólogo Alberto Villarejo, membro da Associação Madrilenha de Neurologia.

O estudioso afirma que este é um problema relevante do ponto de vista da saúde pública. “O perigo não está apenas para pessoas com alguma debilidade, mas também para as saudáveis.” Sentir-se só é uma percepção emocional, não depende da quantidade de pessoas ao redor, mas sim da qualidade dos vínculos estabelecidos.

O diretor da pós-graduação em Educação Emocional e Bem Estar da Universidade de Barcelona, Rafael Bisquerra Alzina, explica o motivo das emoções afetarem a saúde física. “As emoções são uma resposta complexa do organismo diante dos fatos da vida e podem se manifestar fisiologicamente em forma de taquicardia, hipertensão ou suor frio nas pernas. Toda a saúde mental tem algum reflexo na saúde física.

Como visitar a sua mãe pode ajudá-la a viver mais.

Bisquerra nos avisa que depois de satisfeitas algumas necessidade econômicas, nossa felicidade depende mais dos vínculos e da construção de boas relações. Mesmo se sua mãe estiver bem alimentada, vestida e com as contas em dia, pode representar um fator de adoecimento o fato dela se sentir sozinha. Este sentimento de solidão forçada, de não se perceber parte de lugar nenhum pode levar desde à depressão até a atitudes impulsivas.

Os conflitos mal resolvidos dentro de uma família tendem a fazer mal a saúde tanto quanto outras doenças. Entender isso pode ser uma chave de prevenção contra o adoecimento mental e também contra moléstias físicas. Uma mãe que se sente esquecida pelos filhos pode maquiar essa sensação com diversos comportamentos, porém o resultado dessa maquiagem costumam ser o surgimento de doenças graves. Nossos pais precisam de uma boa alimentação, exercícios físicos e bem estar social. Estes três fatores são importantes para que tenham uma vida mais longa e saudável.

Caso você seja uma mãe que se sente solitária, ou um filho que precisa de ajuda para se relacionar melhor com seus pais, ou um marido que está tentando entender a solidão que sua esposa reclama, não deixem de buscar ajuda profissional. Um bom psicólogo, com uma psicoterapia, pode ajudar  muito a melhorar os vínculos familiares. 

Este é também uma tradução livre do artigo “Visite mucho a su madre si quiere que viva más”, de Teresa Morales García, para o El País.

Abaixo, Caetano Veloso canta Mãe. 

 

Imagem de capa: Shutterstock/Kiselev Andrey Valerevich

 

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

19 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

20 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago