Uma nova pesquisa revelou que o Resvera trol, composto encontrado no vinho tinto, apresenta efeito anti – estresse ao bloquear a expressão de uma enzima relacionada ao estresse no cérebro.
O estudo liderado pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, foi publicado na revista científica Neuropharmacology, e os resultados mostram como o resveratrol influencia os processos neurológicos.
“O resveratrol pode ser uma alternativa eficaz aos medicamentos para o tratamento de pacientes que sofrem de depressão e transtornos de ansiedade” disse o Dr. Ying Xu , co-autor e professor associado de pesquisa da Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da UB.
Este composto é encontrado na casca e nas sementes de uvas vermelhas e tem sido associado a vários benefícios à saúde. Pesquisas identificaram que o resveratrol tem efeitos antidepressivos, mas a relação do composto com a fosfodiesterase 4 (PDE4), uma enzima influenciada pelo hormônio do estresse corticosterona, era desconhecida.
A corticosterona regula a resposta do corpo ao estresse. No entanto, muito estresse pode levar a quantidades excessivas do hormônio que circula no cérebro e, finalmente, ao desenvolvimento de depressão ou outros transtornos mentais.
Em um estudo com camundongos, o resveratrol mostrou efeitos neuroprotetores contra a corticosterona, inibindo a expressão de PDE4 , graças à qual a pesquisa estabelece as bases para o uso do composto em novos tratamentos antidepressivos.
Embora o vinho tinto contenha resveratrol e seu consumo moderado possa trazer benefícios à saúde, o consumo excessivo de álcool traz vários riscos. No entanto, o composto de casca de uva está disponível como um suplemento.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
Esta minissérie de 4 episódios que estreou no TOP 10 da Netflix se baseia em…
Um filme obrigatório a todos os amantes da sétima arte.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…