Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, que crianças em período de alfabetização apresentam, caracterizada por problemas na linguagem receptiva e expressiva, escrita ou oral. As dificuldades podem ser observadas pelo professor no momento da leitura,escrita, ditado, fala ou em matemática. Quando não diagnosticado logo cedo a dislexia pode trazer alterações comportamentais e emocionais, pois em muitos casos a criança é vista como preguiçosa, desatenta, bagunceira, etc.
Pessoas com dislexia tem dificuldade em traduzir a linguagem escrita ou lida para o pensamento ou pensamento para a linguagem escrita ou falada. É importante frisar que a dislexia não está associada a uma baixa inteligência. A dislexia acaba causando uma lacuna entre a habilidade de aprendizagem e o sucesso escolar, por isso o diagnóstico e tratamento específico são essências para o desenvolvimento da criança.
Não se trata de uma doença e sim um funcionamento diferenciado do cérebro no processamento da linguagem , simplificando, é um modo diferente de pensar. Ao ingressar na pré escola a criança, que já domina a linguagem oral, começa o processo de alfabetização, que nada mais é que traduzir para a escrita tudo aquilo que ela já sabe falar. Muitos fatores se combinam nesse processo como fatores biológicos e ambientais, a integridade motora, a sensório-perceptual e a socioemocional, e também o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização são essenciais no processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Aprender a ler e escrever são um marco na vida de uma criança, porém muitas apresentam dificuldades durante este processo e requer que a família e os profissionais envolvidos trabalhem por um diagnóstico e intervenção precoce.
As primeiras manifestações de crianças com dislexia são detectadas pelos professores, que por sua vez devem buscar orientação de outros profissionais, pois o diagnóstico deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar, que incluem o fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, neurologista, psicopedagogo e psicólogo. Uma intervenção bem sucedida depende de uma avaliação criteriosa destes profissionais.
Ao ser diagnosticado e receber os devidos tratamentos logo cedo, a criança consegue preencher suas dificuldades e prosseguir no processo de alfabetização, diminuindo assim os impactos emocionais e alterações comportamentais.
Se você ficou com alguma dúvida neste artigo ou deseja maiores informações me escreva > rafaelacoras@hotmail.com
Referências Bibliográficas
SILVA, S.S.L. Conhecendo a dislexia e a importância da equipe multidisciplinar no processo do diagnóstico, Rev. Psicopedagogia ; 26(81): 470-5, 2009
Descubra o que a psicologia revela sobre quem troca festas pelo refúgio do lar —…
Willem Dafoe dá um show de interpretação neste filme impressionante que está fazendo sucesso na…
Se você é fã de histórias reais de crimes e ainda não viu esta nova…
Uma jovem herdeira e um rapaz de passado nebuloso vivem uma paixão avassaladora neste novo…
Você costuma se lembrar de muitos sonhos ao acordar? Um especialista em sono revela por…
Advogada recusa pedido de guarda de bebê reborn e caso viraliza nas redes; disputa por…