SAÚDE MENTAL

Conselho de Psicologia se moderniza e libera atendimento online sem restrições

Usamos a internet para diversas coisas. Pedimos comida, conversamos com amigos e até há um bom número de profissionais que fazem uso constante da rede em suas atividades. Hoje quase tudo passa por alguma conexão de dados. É atento a este cenário que o Conselho Federal de Psicologia reviu as regras que regulamentavam a chamada terapia online.

Desde 2012 já era permitida a prática, porém com limitação de 20 sessões  e tendo como pauta assuntos específicos como fim de relacionamentos. Em Maio de 2018, o Conselho publicou as novas normas que valem a partir de novembro também de 2018. Com essa resolução, a terapia online está totalmente liberada, tal qual a terapia presencial.

Sites e aplicativos precisarão se adequar

Antes desta regulamentação, os sites e aplicativos eram os responsáveis por se cadastrarem no CFP. Mas agora temos uma novidade mais ajustada ao exercício profissional do terapeuta; serão os próprios psicólogos que, individualmente, farão o cadastro em busca da autorização para a prática.

Esta medida, sem dúvidas, devem ampliar o acesso da população aos serviços de atendimento à saúde mental.

Novas possibilidades de acesso

Embora o atendimento presencial ainda seja um campo único e valoroso, a verdade é que, em diversos momentos de nossas vidas, o acesso ao atendimento pode ser prejudicado. Seja pela agenda de trabalho ou até mesmo pela mudança de cidade, país. Com a regulamentação, torna-se viável para algumas pessoas que não teriam acesso a este serviço, conseguirem o atendimento de forma facilitada.

É o caso, por exemplo, de José Eduardo. Formado em Administração na Unifesp, que começou a fazer terapia na época da graduação, mas depois precisou mudar de cidade, e não se sentiu mais a vontade de continuar a terapia com outro profissional.

Por isso, através da internet, manteve o contato com seu terapeuta que prosseguiu o atendimento dentro do que está regulamentado hoje, mas com as novas regras pessoas na situação de José Eduardo serão beneficiadas com a possibilidade de serem atendidas integralmente através da web.

O que não será permitido

Apenas profissionais autorizados pelo Conselho poderão oferecer o atendimento virtual, e eles não poderão estender este serviço a contextos de denúncia de abuso, violência ou desastres. O cadastro ainda deverá ser refeito anualmente.

Você pode checar a lista de sites que estão regulamentados atualmente neste link

A discussão entre alguns profissionais é se isto pode representar uma precarização do trabalho do psicólogo. Para alguns, o efeito desta regulamentação será o atendimento de pacientes em situações inadequadas à terapia. Enquanto, outros, acham que uma terapia virtual não necessariamente precise substituir a presencial em qualquer contexto. Caberá, portanto, ao profissional em questão, buscar, independente do ambiente ser virtual ou não, aprimorar a sua prática aos novos tempos.

REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL

Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

22 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

1 dia ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

2 dias ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

2 dias ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

3 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

3 dias ago