Russian President Vladimir Putin and US President Donald Trump shake hands during a meeting on the sidelines of the G20 summit in Osaka on June 28, 2019. (Photo by Mikhail KLIMENTYEV / SPUTNIK / AFP)
O governo russo teria implantado seu maior avião de carga cheio de suprimentos médicos com destino aos Estados Unidos como um meio de ajudar a conter a escassez nacional em meio aos surtos de COVID-19.
Segundo a Reuters, o avião russo AN-124 com máscaras, aventais médicos e equipamentos hospitalares saiu de Moscou na noite da última terça-feira.
Embora o gesto de assistência tenha gerado um feedback político misto como resultado de tensões contínuas entre a Rússia e os EUA nos últimos anos, a Embaixada da Rússia em Washington DC citou o secretário de imprensa do presidente russo, Dmitry Peskov, dizendo: “Estando ciente da gravidade da epidemia nos Estados Unidos, o lado russo ofereceu equipamentos médicos e equipamentos de proteção como assistência.”
“É importante ressaltar que, ao oferecer assistência aos colegas americanos, o presidente Putin é guiado pela seguinte consideração: quando os fabricantes de equipamentos médicos dos EUA ganharemm impulso, poderão retribuir, se necessário”, continuou ele. “Agora, quando a situação atual afeta todos e pode ser caracterizada como global, não há alternativa a não ser trabalharmos juntos no espírito de parceria e ajuda mútua.”
Esta não é a primeira vez que a Rússia envia suprimentos para os EUA em tempos de emergência. Eles foram um dos primeiros países a oferecer assistência após o furacão Katrina, enviando vários jatos com equipamentos especiais de evacuação, equipamentos médicos, sistema de limpeza de água, helicóptero de resgate e seis toneladas de água potável.
Os EUA receberam outras remessas de ajuda internacional durante a nova pandemia de coronavírus; Taiwan teria doado 100.000 máscaras para as praias dos Estados Unidos no início deste mês. Além disso, os países membros da União Européia têm trocado uma série de suprimentos e serviços entre os países necessitados ao longo do último mês.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com nformações de GNN.
Foto destacada: O presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimenta o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma reunião na cúpula do G20 em Osaka, Japão – 28/06/2019 Mikhail Klimentyev/SPUTNIK/AFP
Richard Batista quer que a ex-esposa lhe dê o rim de volta ou lhe pague…
Você já notou que, durante uma conversa, algumas pessoas piscam mais do que o normal?…
Um filme delicioso que resgata vários elementos das charmosas comédias românticas que alçaram Julia Roberts…
Os caça-níqueis ocupam uma posição de liderança entre todos os jogos de cassino on-line devido…
A britânica Emma Flint, de 32 anos, viralizou nas redes sociais ao relatar a sua…
O humorista de 30 anos resolveu se internar em uma clínica psiquiátrica no interior de…