Segundo informações do jornal O Globo, o contexto da pandemia pode permitir que saia ainda em 2020, em caráter emergencial, a licença que permite a aplicação da vacina contra coronavírus produzida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.
Os testes clínicos da vacina estão atualmente na fase 3 e têm a participação de cerca de 5.000 voluntários. A previsão é de que o estudo completo sobre a imunização esteja pronto em junho de 2021. Entretanto, não está descartada a possibilidade de ser concedida uma licença para uso emergencial, como explica a professora e pesquisadora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Lily Yin Weckx.
“Como temos vários centros estudando, com um grande número de pessoas sendo avaliadas, [a expectativa] é que possamos fazer uma análise interina dos dados. Se essa análise mostrar que o resultado é muito positivo, é possível conseguir o licenciamento para uso emergencial”, disse a pesquisadora.
“A velocidade com que estamos desenvolvendo as vacinas é necessária para encararmos a nossa realidade. Não podemos esperar terminar a fase 1 para depois terminar a fase 2. Em tempos normais talvez pudesse esperar”, disse a pesquisadora. “Mas o importante é: não se pulou nenhuma etapa, principalmente de segurança. Nessa fase, Anvisa, Conep e todo o sistema regulatório de Brasil tem colaborado na sua agilidade, mas a exigência continua a mesma”, completou Weckx.
Ainda segundo a pesquisadora, se a vacina for licenciada, ele deve ser aplicada antes em integrantes do grupo de risco, como idosos e profissionais da área da saúde.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de O Globo.
Foto destacada: Retha Ferguson no Pexels.
Fisiculturista russo Nikita Tkachuk morre aos 35 anos após falência múltipla de órgãos causada pelo…
Descubra sinais sutis de narcisismo que podem passar despercebidos no dia a dia e saiba…
Padre Fábio de Melo faz desabafo após polêmica em cafeteria de SC que resultou na…
Francisco Cuoco, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, vive atualmente um período de fragilidade…
Idosos com 60 anos ou mais podem renegociar dívidas com base na Lei do Superendividamento.…
Anvisa proíbe shampoos e cosméticos de marcas populares por falta de registro. Entenda os riscos…