Por Dayane Fagundes
Por que não consigo melhorar minha vida? Por que nunca ganho dinheiro suficiente? Por que meus relacionamentos sempre dão errado? Por que nunca tenho tempo?
A resposta para todas essas perguntas está nas crenças limitantes que adquirimos durante a vida. Crenças são sentimentos sobre algo, sobre alguém ou sobre uma situação. São frases que ouvimos quando crianças, críticas que recebemos, conselhos protetores, informações generalistas. São as experiências negativas que passamos e os escudos que criamos para não repetir aquele momento.
Muitas vezes escutamos quando crianças frases que se repetem em várias situações e estas citações se transformam em crenças. Um exemplo disso é quando os pais dizem que o filho é esquecido. Ele cresce achando que sua memória é ruim e que não adianta tentar mudar. Ou seja, essa crença o limita, faz com que fique acomodado no que escutou durante sua vida. Ele se sente incapaz de ser diferente, acha difícil mudar. Com isso, seu potencial nunca será alcançado.
Nós somos capazes de ser quem quisermos, e fazer o que quisermos. Basta crer nisso, e agir para isso.
Algumas frases que você pode identificar como crenças limitantes são:
– Eu não tenho tempo para nada.
– Eu tenho muito medo.
– Ah se eu tivesse dinheiro.
– Eu sou cabeça dura mesmo.
– Eu nunca vou ganhar dinheiro.
– Jamais vou ser promovido.
– Sempre fui muito esquecido.
– Estou velho demais para isso.
– Agora é tarde… Agora é cedo demais.
– Sou assim mesmo, não vou mudar nunca.
– Ah… Se eu tivesse uma chance.
– O problema é dos outros.
– Ah… Depois, agora não… Mas o ano que vem…
– Deus ajuda a quem cedo madruga.
– Mudar é difícil.
– O lugar que nasci não me ajuda.
As crenças limitantes são resultado de um pensamento imperfeito, o que pode ser superado e trabalhado. Anote suas crenças atuais a respeito das áreas que mais lhe interessa desenvolver como: amor, saúde, trabalho, financeiro, etc.
Assim você conseguirá ver com clareza o que pode mudar. E só de se conscientizar disso alguns bloqueios serão desfeitos. Porém, crenças muito arraigadas podem ser trabalhadas mais profundamente com terapia, utilizando a Programação Neurolinguística, onde o cérebro é reprogramado com frases e pensamentos positivos. O que te paralisa são seus pensamentos! Você é aquilo que você pensa!
Imagem de capa: Shutterstock/file404
CONHEÇA O APLICATIVO FALA FREUD CLICANDO AQUI