Categories: Sem categoria

Criar seus filhos sem limites pode ser perigoso: a grande importância de um “não.

Ninguém disse que educar uma criança seria uma tarefa fácil, uma vez que essa tarefa pode ser extremamente difícil e desgastante. Uma das principais razões para isso é a falta de imposição de limites aos pequeninos.

A palavra “limites” em si pode ser entendida como algo negativo, como uma forma de dominação sobre as crianças. A realidade é que com eles estamos orientando nossos filhos no caminho certo e facilitando seu desenvolvimento e crescimento pessoal, nos basta apenas ensiná-los.

Como aplicar os limites?

Ninguém nasce sabendo educar ou criar um filho, e o simples fato de ser pai ou mãe não o torna um educador de excelência; é por isso que apresentamos abaixo algumas dicas simples para impor limites às crianças.

1. Seja objetivo.

Marque as regras mais concretamente. Em vez de dizer “comportar-se”, diga-lhe exatamente o que você quer que ela faça com frases curtas e comandos precisos, como: “Fale em voz baixa na biblioteca” ou ” Pegue minha mão para atravessar a rua”.

2. Dê opções.

Dê a eles a liberdade de decidir como obedecer às suas ordens. Por exemplo, quando for hora de se vestir diga-lhes: “Você quer escolher suas roupas ou quer que eu faça?” . Desta forma, você faz a criança sentir que tem controle, mas ela acaba fazendo exatamente o que quer.

3. Seja firme

Não significa gritar quando ele não obedece, mas sim falar com uma voz firme e um rosto sério. Por outro lado, ser firme também significa que as regras importantes não estão abertas à discussão, se o tempo para dormir for às 20 horas, tente fazer com que seja o mesmo todos os dias.

4. Enfatize o positivo.

Ao dizer “Não”, a criança sabe que não deve fazer o que está fazendo, mas não entende qual é a maneira correta de se comportar. Por exemplo, em vez de dizer “Não grite na biblioteca”, diga “Fale tranquilamente na biblioteca” ou, em vez de “Não corra”, diga “Ande devagar”; desta forma, será mais fácil para ele entender o que você quer.

5. Explique porque.

Quando uma criança entende as razões para seguir uma ordem, ele se sente mais seguro e mais propício a obedecer. Não dê explicações longas e complicadas, mas curtas e simples como: “Não morda os outros, você vai machucá-los”. A famosa desculpa: “Porque eu sou sua mãe!” não é uma boa razão.

6. Desencoraje o comportamento, não o seu filho.

Não se trata de mostrar rejeição em relação a eles; antes de dizer “Você é mal” ou “Você é irritante, diga ” O que você está fazendo está errado”.

7. Controle suas emoções.

Quando estamos muito zangados, somos mais propensos a ser verbal e fisicamente abusivos para as crianças. Conte até dez, acalme-se e enfrente a situação.
Lembre-se, não ceda às birras e caprichos do seu filho, porque no final será ele quem manda. Seja paciente, e você verá que, com amor, regras claras e um exemplo amoroso, conseguirá criar uma criança bem comportada, autoconfiante e auto-suficiente.

***

Tradução feita pela CONTI outra, do original de Gutenberg

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

3 horas ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

5 horas ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago