Nunca é cedo para ensinar às crianças que privilégios são conquistados por mérito, que são conseqüências positivas de cumprir as responsabilidades que cada um tem dentro do contexto familiar.
Responsabilidades e privilégios são dois aspectos que devem andar de mãos dadas o tempo todo em nossas vidas. Por esse motivo, é necessário que as crianças aprendam a cumprir seus deveres para obter conquistas importantes.
Comece desde tenra idade
Você não pode esperar que um adolescente assuma uma grande responsabilidade se não o ensinou a assumir deveres apropriados à idade desde cedo. Responsabilidade é um valor que pode começar a ser ensinado quando as crianças estão apenas começando a andar.
Deixe-os ajudá-lo a ganhar privilégios
Muitos pais não permitem que seus filhos intervenham nas atividades que realizam, mas se você deseja ter um filho responsável, uma boa prática é permitir que eles participem de atividades diárias, como limpeza e até coisas do trabalho, quando possível. Dê a eles pequenas tarefas fáceis e agradáveis.
Mostre a eles como ser responsável
Dê a eles os meios para que eles possam realizar suas tarefas confortavelmente. Se você quiser que eles peguem suas roupas, coloque uma cesta para eles. Faça um acompanhamento paciente e contínuo a cada uma das tarefas que você conceder a seus filhos e eles farão isso por si mesmos.
Seja um bom modelo para eles
Seu comportamento é o melhor exemplo para eles executarem as ações que você deseja que eles realizem. Faça com que ele entenda que, em família, eles são uma equipe e que cada membro da equipe tem funções importantes a desempenhar. Isso é para que tudo aconteça da maneira mais conveniente para o benefício comum. Privilégios podem ser o maior bem.
Tenha uma atitude positiva
Especialmente quando são pequenas, as crianças sempre querem ajudá-lo, por isso é ideal que você use essa atitude positiva para que elas se envolvam em outros tipos de atividades. Sempre dê incentivo verbal a eles quando eles fizerem o que você pede, pois isso fortalece a comunicação e torna essa ação positiva um hábito para a vida.
Controle suas expectativas
Cada tarefa deve ser pensada sobre a idade e as possibilidades da criança. É um processo que ocorre pouco a pouco e você não verá os resultados da noite para o dia. Assim, o melhor é reconhecer o progresso de seus filhos e aumentar gradualmente o grau de comprometimento em cada atividade.
Gerenciar adequadamente as recompensas materiais
Pelo menos no início do processo, não é recomendável que você dê prêmios por todas as boas ações. As recompensas podem levar seus filhos a agir apenas esperando um prêmio, e essa não é a ideia. Incentive-os emocionalmente e, quando houver uma rotina de prestação de contas, você poderá ocasionalmente dar uma recompensa tangível.
Tenha rotinas bem estabelecidas
A ordem nas rotinas é uma das chaves para que possamos treinar crianças responsáveis. Se todos souberem o que fazer em uma determinada hora do dia, os resultados serão melhores e mais óbvios.
Ensine-os que toda ação tem uma consequência
Uma ação ou consequência pode ser positiva ou negativa, dependendo do que é feito. Se uma das suas responsabilidades atribuídas for violada, retire (pelo menos temporariamente) alguns dos privilégios que você concedeu. Pouco a pouco, você aprenderá que boas ações trazem privilégios e que ações inadequadas geram consequências que não são muito agradáveis.
Estimula a independência
A única maneira de aprimorar uma habilidade é através da prática. Se você deixar que ele faça as tarefas que se adequam às suas condições, ele aprenderá gradualmente a confiar em suas habilidades e a levar um estilo de vida mais independente.
Deixe-o tomar decisões
Quando você deixa seus filhos escolherem e decidirem sobre aspectos relevantes para eles, ensina-os a analisar as conseqüências das situações e a rever o que é mais conveniente para eles. Para crianças mais novas, dê a elas opções apropriadas e permita que elas escolham entre as possibilidades que você apresenta a elas.
O valor da responsabilidade é um dos mais importantes que devem ser fortalecidos desde cedo. Lembre-se de que, desde tenra idade, eles devem se envolver em atividades familiares, para que aprendam a fazer parte de uma comunidade na qual os direitos e deveres de todos são igualmente importantes e necessários para uma convivência saudável.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eres Mama.
Fotos: Reprodução.
"Posso morrer a qualquer momento", disse o intérprete do herói Doutor Estranho.
Kelly Heather compartilhu detalhes de sua luta contra um câncer que começou com um detalhe…
A primeira prova do Anjo do BBB25 trouxe à tona lembranças traumáticas dos primeiros anos…
A escritora Roseana Murray, 73 anos, deu início a uma nova fase de sua vida…
As apostas on-line tiveram um crescimento explosivo no Brasil nos últimos anos.
A mulher, que mora no DF, confessou ter furtado bilhetes premiados de dois clientes. Em…