DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Deborah Secco revela sofrer de doença sem cura: “Desespero”

Em uma entrevista recente à entrevista à RedeTV!, a atriz Deborah Secco, de 43 anos, revelou que tem alopécia androgenética, uma doença incurável que também é conhecida como calvície. Ela explicou que toda a sua família sofre com a condição

“Eu tenho muito pouco cabelo desde sempre. Tenho alopecia androgenética e, por conta disso, tenho fios [de cabelo] bem fininhos, parecendo cabelinho de bebê mesmo. Mas não é só eu, a minha família inteira tem a doença”, explicou, durante .

A atriz ainda contou como é conviver com a doença e o tratamento. “Eu sei exatamente o desespero. Mas sei também a potência que o tratamento tem e o quanto ele é transformador. É algo que sei o quanto muda muitas vidas”, encerrou.

O que é alopécia androgenética?

A alopecia androgenética é uma forma comum de queda de cabelo que afeta tanto homens quanto mulheres. Também é conhecida como calvície de padrão masculino ou feminino. A condição é caracterizada pela miniaturização dos folículos capilares, o que leva ao afinamento progressivo do cabelo e à perda de cabelo em determinadas áreas do couro cabeludo.

A condição é influenciada por fatores genéticos e hormonais. Acredita-se que a predisposição genética desempenhe um papel importante, e a condição é mais comum em pessoas com histórico familiar de calvície. Os hormônios andrógenos, como a testosterona, também desempenham um papel na alopecia androgenética. Nesses casos, os folículos capilares são mais sensíveis aos efeitos dos andrógenos, o que leva à miniaturização progressiva e ao encurtamento do ciclo de vida dos cabelos.

Nos homens, a alopecia androgenética geralmente começa com a receding hairline (retração da linha do cabelo) na região frontal e a formação de uma coroa calva na parte superior do couro cabeludo. Nas mulheres, a perda de cabelo é mais difusa, resultando em um afinamento geral do cabelo.

Existe tratamento?

Embora a alopecia androgenética seja uma condição permanente, existem opções de tratamento disponíveis para ajudar a retardar ou interromper a progressão da perda de cabelo. Alguns medicamentos, como minoxidil e finasterida, podem ser prescritos para estimular o crescimento do cabelo e prevenir a queda. Além disso, existem opções de tratamento estético, como o transplante capilar, que podem ser consideradas em casos mais avançados.

Vale destacar que é importante consultar um dermatologista ou tricologista para obter um diagnóstico preciso e discutir as opções de tratamento mais adequadas para a alopecia androgenética.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Metrópoles.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Por que as crianças são tão fascinadas por Minecraft? A Psicologia explica!

Com mais de 300 milhões de cópias vendidas, Minecraft é sucesso entre crianças, educadores e…

3 horas ago

Tomar café com o estômago vazio faz mal? A ciência responde

Antes de tomar seu próximo gole de café, vale a pena entender o que realmente…

7 horas ago

Mulher é internada na UTI e precisa de hemodiálise após fazer escova progressiva

Adrielly Silva precisou passar por hemodiálise após reação a substância química usada no alisamento; especialistas…

1 dia ago

Novidade na Netflix: Série com Morgan Freeman e Nicole Kidman é de tirar o fôlego!

A série que ninguém esperava, mas todo mundo vai comentar. Prepare-se para o novo fenômeno…

1 dia ago

Se você apresenta estes 5 comportamentos, as pessoas te consideram MUITO inseguro

Alguns hábitos sutis podem estar sabotando sua imagem profissional — e você talvez nem perceba.

2 dias ago

Fim da jornada de 8 horas? Elon Musk quer que todos trabalhem sem folga

Bilionários da tecnologia propõem cargas horárias extremas em meio à corrida pela inteligência artificial, ignorando…

2 dias ago