As decepções devem nos ajudar a crescer como pessoas, e devemos aprender a aceitá-las e deixá-las fazer parte do nosso ser para que suas marcas não nos impeçam de avançar.
Quantas decepções você já passou ao longo de sua vida? Com certeza, muitas. No entanto, tem algumas que nos fizeram mudar de algum modo. Através destas experiências, temos aprendido a ser mais prudentes e, quem sabe, mais desconfiados.
Dizem que toda decepção tem seu impacto emocional no ser humano. Existem decepções que nos fazem abrir os olhos e fechar o coração. É, portanto, um processo normal que faz parte de nosso ciclo vital. Então, é conveniente saber controlá-las de modo adequado para que não acabem fechando o nosso coração para sempre.
A vida deve ser sempre um convite contínuo para tentar, arriscar, a manter a ilusão. E, claro, toda decepção dói, mas se as vivemos é por algum motivo: para aprendermos algo.
Há quem, depois de ser rejeitado, pensa que não ter valor como pessoa, olha-se no espelho e se convence de que não tem nada de positivo em sua imagem, que não agrada, que a sua personalidade parece não ter sido feita para encaixar com outros parceiros.
É essencial “desativar” toda emoção negativa de suas lembranças para poder avançar.
De fato, tem decepções que nos fazem abrir os olhos e fechar o coração. O mundo é complexo, e as pessoas com as quais nos relacionamos nem sempre agem como nós esperamos.
De qualquer forma, temos ter muito claro que os outros também podem se decepcionar conosco de um modo ou de outro.
Daí, vale a pena ter em conta estas simples dicas:
O melhor para viver em paz e equilíbrio é vivermos dia após dia e não criar altas expectativas. Uma coisa é certa, que se tem algo que todos necessitamos é poder confiar nas pessoas que queremos.
Se elas falharem, você tem todo o direito de se sentir irritado ou indignado.
Contudo, algo que pode nos ajudar muito é evitar ideias como “meu companheiro vai me ajudar em tudo e vai fazer tudo por mim”, “meus amigos estão de acordo com tudo o que eu faço e estão à minha disposição em qualquer momento”.
Não caia nestas ideias. Não espere tudo dos outros, espere tudo de si mesmo.
As decepções são aspectos que nos vão acompanhando por toda a vida. O mundo nunca irá mudar nossas expectativas. Nossos seres queridos podem errar conosco, sobretudo aquelas pessoas a quem mais admiramos nos demonstram, de vez, em quando que também não são infalíveis.
Devemos assumir, mas nunca desistir. As decepções abrirão seus olhos e as chances são de que depois delas, você será mais cauteloso, prudente e até cético.
Isso é normal, mas tente não cair em:
Esta é a última coisa que devemos nos tornar: em pessoas embainhadas pela tristeza, essa ferida causada por uma decepção que nunca cicatriza.
As decepções nos ferem e nos mudam, mas você nunca deve deixá-las fecharem as portas para o seu próprio progresso.
Que aquela pessoa não respeitava a forma como você pensava, que mentia nas suas costas, que era egoísta e priorizava a si mesmas acima de tudo…
Não veja as decepções como fatos intransponíveis, pois, às vezes, são até mesmo necessárias. Para sair delas, para enfrentá-las, você deve entrar em contato consigo mesmo para recuperar a sua autoestima, e , depois, precisa ser capaz de confiar novamente.
Há sempre pessoas boas; há sempre milhares de projetos que podem lhe dar ilusão e fazer você feliz. A esperança é algo que nunca acaba enquanto você a mantém dentro do seu coração.
Um homem foi arremessado de um carro em movimento após se recusar a sair do…
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…