DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Defesa da mulher que gravou Jeniffer no avião divulga nota: “Não quis colaborar”

A advogada Eluciana, envolvida no episódio que ganhou repercussão nas redes sociais após um vídeo gravado durante um voo da Gol, se pronunciou nesta sexta-feira (6/12) por meio de seus advogados. Em nota ao portal LeoDias, a defesa de Eluciana esclareceu os fatos e rebateu as críticas que surgiram online.

De acordo com a advogada Risiane, que representa Eluciana, o vídeo, gravado pela filha da cliente, foi uma tentativa de sensibilizar a passageira identificada como Jenifer, diante de uma situação complicada durante o voo. “A gravação não teve o objetivo de expor a passageira, mas sim de registrar o desespero vivido naquele momento”, afirmou Risiane.

Segundo o relato da família, o incidente teve início com um erro de alocação de assentos por parte da companhia aérea, o que gerou desconforto e confusão. A advogada explicou que a família estava viajando com um filho de 3 anos com necessidades especiais, que preferia sentar-se próximo à avó, embora seu assento fosse na janela. Durante o voo, a criança teve uma crise, chorando intensamente e gerando preocupação entre os passageiros.

Eluciana pediu para Jenifer trocar de lugar com a criança, mas ela se recusou. “Tentamos contornar a situação com empatia, mas a moça não mostrou interesse em colaborar”, declarou a defesa. O vídeo, que posteriormente foi postado no TikTok pela filha de Eluciana, visava sensibilizar a passageira, mas acabou gerando uma onda de críticas nas redes sociais.

Nota oficial da defesa

Na nota enviada à imprensa, os advogados de Eluciana reforçam que a postagem do vídeo não teve a intenção de prejudicar Jenifer. Segundo eles, houve um mal-entendido em relação à situação. Leia a nota na íntegra:

“Devido às recentes postagens espalhadas nas redes sociais, principalmente no aplicativo Instagram, em que é utilizada de forma indevida uma situação ocorrida no voo da Gol, é importante destacar que houve detalhes nas informações que podem levar a equívocos de interpretação quanto às questões abordadas no referido caso. As informações foram passadas de forma genérica e unilateral, o que leva a um entendimento errôneo da situação e a julgamentos inverídicos.

Dessa forma, e aproveitando para esclarecer dúvidas e questionamentos já apresentados, a presente mensagem tem o objetivo de esclarecer aos envolvidos o que realmente aconteceu dentro do avião.

Ocorre que a mãe do menor estava acompanhada de seus três filhos e outros parentes no voo. De maneira equivocada, a companhia aérea Gol cometeu um erro grosseiro na alocação dos lugares/assentos dos familiares, e essa mãe, que viajava com um filho com necessidades especiais, estava tentando resolver esse impasse. Nesse momento, a criança de 3 anos se sentou no lugar da passageira “Jenifer” (onde também estava sua avó). A mãe, como mencionado, estava resolvendo o impasse com seu outro filho, quando percebeu que uma passageira solicitava que seu filho se retirasse. Imediatamente, a mãe retirou a criança, que chorava copiosamente (durante todo o voo de 50 minutos). A criança tinha assento na janela, mas preferia ficar com a avó.

A mãe tentou diversas soluções entre os familiares e demais passageiros do avião para conter o choro da criança, até que a senhora Eluciana chamou a aeromoça e pediu que providências fossem tomadas, sendo informada de que nada poderia ser feito. Então, ela se levantou e pediu educadamente que Jenifer trocasse de lugar.

A senhora Eluciana explicou a situação com toda educação, e a moça se recusou a trocar de lugar e simplesmente colocou fones de ouvido e sequer expressou alguma reação; em momento nenhum a senhorita Jenifer se compadeceu da situação daquela mãe com um filho com paralisia cerebral, sendo extremamente fria e inerte com todo o ocorrido.

A criança estava aos gritos, batendo os pés nas cadeiras dos passageiros à frente, dando socos na mãe, ao que parecia uma criança em crise de medo ou algo parecido, a impressão que dava aos passageiros ao redor. Todos tentaram ajudar oferecendo tablet, troca de assentos e celulares no intuito de conter a situação.

As pessoas do voo pediram várias vezes para que Jenifer efetivasse a troca de lugares. A mãe tentando conter a criança que estava aos gritos pediu ajuda à aeromoça, e nada foi feito. Eluciana começou a sentir-se mal vendo aquela situação da criança; suas mãos ficaram frias, cabeça doendo, gerou uma ansiedade enorme, avisou à comissária que não estava passando bem. Foi quando a senhora Eluciana, tentando comover a senhorita Jenifer, pegou o celular, no intuito que ela trocasse de lugar ou fosse comovida com a situação da criança, mãe e seus familiares e que no mínimo tivesse empatia com a situação vivenciada naquele voo da Gol.

Esclarece ainda que sua filha Mary, ao postar o vídeo no TikTok, por desconhecimento na utilização do aplicativo, tentou colocar a “carinha” para não divulgar a imagem da senhorita “Jenifer”, só que não conseguiu. Jamais teve o intuito de expor a imagem da senhorita Jenifer.”

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Diretor do Flamengo polemiza ao comparar psicologia no futebol a batatas fritas

José Boto, novo diretor técnico do Flamengo, deu resposta inusitada ao ser perguntado sobre o…

22 horas ago

Série perigosamente atraente da Netflix vai dar fôlego às suas noites a dois

As crianças já dormiram? Então é hora de os adultos se divertirem com os 8…

1 dia ago

Influenciador comove a web ao comer última comida feita por sua mãe antes de falecer

O jovem levou muitas pessoas às lágrimas ao se gravar comendo o último feijão preparado…

2 dias ago

Suspense de roer as unhas na Netflix coloca Demi Moore na mira de um psicopata

Demi Moore, que brilhou no Globo de Ouro 2025, entrega uma performance magnética neste filme…

2 dias ago

Prestes a morrer, pai revelou à filha um segredo chocante que escondeu por 50 anos

O segredo obscuro revelado pelo pai em seu leito de morte deixou a filha completamente…

3 dias ago

Usar carregador de celular falsificado pode trazer riscos sérios

Você conhece o risco escondido por trás do baixo custo dos carregadores de celular genéricos?

3 dias ago