COMPORTAMENTO

Depressão e ansiedade: Medicação não é sua inimiga!

De acordo com um estudo da Funcional Health Tech, o consumo de antidepressivos nos últimos cinco anos aumentou mais de 23%. Ainda segundo a companhia, as mulheres na faixa de 40 anos são as que mais utilizam antidepressivos. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por sua vez, calcula que 6% da população do Brasil sofre com depressão, enquanto 9% tem transtorno de ansiedade. Os números correspondem ao triplo da média global.

Segundo a psicóloga Alessandra Sallum, um fator que contribui para o aumento nos índices da doença é o medo das pessoas em procurar ajuda profissional, principalmente porque há muitos estigmas e dúvidas entre o trabalhos realizado por psicólogos e psiquiatras. Além do medo de enfrentar os próprios problemas e de utilizar medicações. Ela ressata que a ciência avançou bastante e, atualmente, há ferramentas diversas para lidar com o sofrimento humano e adoecimento psíquicos. É importante procurar ajuda para que as pessoas não permitam que esses transtornos atrapalhem o funcionamento mental do indivíduo e sua a vida.

A profissional defende que a Psicologia aplica o horizonte de possibilidades de ações. “O paciente com sofrimento psíquico não enxerga saída para situações. O único caminho que a mente identificou é o caminho do adoecimento. Na terapia, com técnicas e ferramentas específicas, é possível trabalhar a ampliação do horizonte de ação e possibilidades de enfrentar situações do dia a dia de maneira assertiva e produtiva. Dessa forma, o indivíduo passa a ver as situações de outra forma, a interagir mais em sociedade e se tornar mais feliz com ele mesmo e suas decisões”.

Para a especialista, muitas pessoas evitam ajuda especializada por preconceitos, mas têm dificuldade de encarar um problema ou não sabem lidar com a situação. Ela ainda indica que as pessoas percam esses pré-conceitos e passem a procurar os profissionais que cuidam da saúde da mente com a mesma frequência que precorrem a outros profissionais da saúde.

PSICOLOGIA X PSIQUIATRIA

Muitos têm dúvidas sobre a ação de um psicólogo ou psiquiatra e acabam não procurando a ajuda necessária pela falta de conhecimento sobre as suas áreas de atuação. Segundo Alessandra, o psicólogo atende, principalmente, com técnicas de psicologia da palavra e associação livre para ajudar o paciente a lidar melhor com as próprias características. Já o psiquiatra é responsável por fechar os diagnósticos e prescrever medicações em caso de necessidade. Segundo ela, em ambos os casos, um profissional pode indicar o outro dependendo das análises realizadas na consulta. Ou seja, caso um indivíduo necessite de um psicólogo, o psiquiatra fará a recomendação, e o mesmo ocorre nas consultas com um psicólogo.

MEDICAÇÕES

Muitas vezes, o acompanhamento psicológico consegue obter uma melhora no quadro, mas em casos mais graves há a necessidade de um tratamento psiquiátrico para contribuir com a rotina do tratamento psicológico. Alessandra ressalta que a medicação não deve ser vista como um inimiga. “Com o tratamento medicamentoso, o paciente fica mais leve, consegue retomar o eixo dos pensamentos e ritmo de vida normal e consegue ter energia para produzir no dia. Os pensamentos se aquietam na mente e ele consegue ter o espaço emocional necessário para ouvir, acomodar e processar as informações trazidas na psicoterapias”, completa a psicóloga. Ainda segundo ela, as sessões de terapia podem trazer traumas e informações que o indivíduo não estava preparado.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de JM Online.
Foto destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa aasisstir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

4 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

5 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

1 dia ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

1 dia ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago