De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Austrália, a depressão foi identificada como sendo causa genética para 20 outras doenças, sendo assim, além do sofrimento inerente ao transtorno psiquiátrico, pacientes com a doença precisam tomar cuidado com outras comorbidades.
Para chegar ao resultado, os pesquisadores usaram informações de 337.536 participantes do banco de dados UK Biobank. Eles avaliaram fatores de risco entre depressão e 925 doenças. O trabalho foi publicado na revista especializada Molecular Psychiatry.
Os pesquisadores encontraram associações entre a depressão e uma série de doenças respiratórias, cardíacas e digestivas, incluindo asma, doenças coronarianas, colesterol alto, esofagite, gastroenterite, infecções por Escherichia coli (bactéria que atinge o trato intestinal) e distúrbios do sistema urinário.
O levantamento também mostrou que a depressão está associada a múltiplas complicações hemorrágicas inflamatórias e até gastrointestinais, que podem acontecer devido a efeitos colaterais de medicamentos usados para tratar a doença ou mesmo devido à maior ocorrência de infecções por e-coli. Ambas as situações podem ser evitadas, de acordo com os cientistas.
Segundo os pesquisadores, entender a relação entre a depressão e outras doenças pode reduzir a incidência das comorbidades. A pesquisa serviria como alerta para pacientes depressivos, que devem ser acompanhados mais de perto.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Metrópoles.
Foto destacada: UNSPLASH/DIVULGAÇÃO.
José Boto, novo diretor técnico do Flamengo, deu resposta inusitada ao ser perguntado sobre o…
As crianças já dormiram? Então é hora de os adultos se divertirem com os 8…
O jovem levou muitas pessoas às lágrimas ao se gravar comendo o último feijão preparado…
Demi Moore, que brilhou no Globo de Ouro 2025, entrega uma performance magnética neste filme…
O segredo obscuro revelado pelo pai em seu leito de morte deixou a filha completamente…
Você conhece o risco escondido por trás do baixo custo dos carregadores de celular genéricos?