SAÚDE MENTAL

Desequilíbrio emocional pode influenciar na queda de cabelo

Por Dr. Cristiane Braga

A queda de cabelos em homens e mulheres é uma queixa cada vez mais comum atualmente, já que o número de pessoas mais preocupadas com a aparência de ambos os sexos vem aumentando. Diversos trabalhos e estudos foram realizados para avaliar o quanto esta interferência é significativa na vida das pessoas.

Existem várias possíveis explicações, argumentos e justificativas para justificar este problema. O fato é que interfere significativamente na qualidade de vida das pessoas, com diminuição de auto-estima e alteração da auto-imagem. São várias as causas para a queda de cabelo, uma delas, a mais temida, é a calvície ou alopecia androgenética. A calvície normalmente vem de um histórico familiar, que pode ser decorrente tanto da parte materna, quanto paterna, diferente do que se achava antigamente, quando o problema era associado apenas a parte da mãe.

O equilíbrio emocional interno é fator essencial para a prevenção da queda de cabelo

Neste caso, a idade de início pode predizer o prognóstico, isto é, quando mais precoce for o começo da queda de cabelos, mais difícil será o tratamento, e por conseqüência, pior o prognóstico.

Já a alopecia androgenética, a queda não é tão acentuada, porém os fios sofrem a chamada miniaturização, que faz com que os fios nasçam cada vez mais finos, reduzindo significativamente o volume dos cabelos. Neste caso, quanto antes o tratamento for iniciado, melhor. Além disso, o paciente deve ter muita paciência, pois os fios demoram a responder ao tratamento e a volta do volume do cabelo pode ser lenta.

Alterações hormonais como tireóide, ciclo menstrual (ovários policísticos) e alterações do metabolismo na produção de glicemia e insulina também podem contribuir para a queda de cabelo. Além destas causas, uma das mais importantes é o desequilíbrio.

O equilíbrio interno é fator essencial para a prevenção da queda de cabelo. Uma boa alimentação, com quantidades adequadas de frutas, legumes, verduras, proteínas e alimentos anti-oxidantes auxiliam a melhora da queda e estimulam o nascimento de fios resistentes.

O desequilíbrio emocional ou estresse gera um desequilíbrio hormonal que resulta em inflamação, o que favorece a queda dos fios. Por este motivo, o tratamento de queda de cabelos não é tão simples como parece. Ele envolve uma vasta investigação clínica, dermatológica e laboratorial, uma correta interpretação dos exames e sintomas e um tratamento longo e cuidadoso.

Imagem de capa: Shutterstock/LarsZ

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Cada vez mais pessoas se declaram “abrossexuais”; entenda o que isso significa

A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…

6 horas ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

1 dia ago

Filme arrebatador de Almodóvar tem um dos finais mais surpreendentes do cinema

Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…

1 dia ago

Na Netflix: O filme com Tom Cruise que você certamente deixou passar, mas merece seu play

Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…

3 dias ago