SAÚDE MENTAL

Desequilíbrio emocional pode influenciar na queda de cabelo

Por Dr. Cristiane Braga

A queda de cabelos em homens e mulheres é uma queixa cada vez mais comum atualmente, já que o número de pessoas mais preocupadas com a aparência de ambos os sexos vem aumentando. Diversos trabalhos e estudos foram realizados para avaliar o quanto esta interferência é significativa na vida das pessoas.

Existem várias possíveis explicações, argumentos e justificativas para justificar este problema. O fato é que interfere significativamente na qualidade de vida das pessoas, com diminuição de auto-estima e alteração da auto-imagem. São várias as causas para a queda de cabelo, uma delas, a mais temida, é a calvície ou alopecia androgenética. A calvície normalmente vem de um histórico familiar, que pode ser decorrente tanto da parte materna, quanto paterna, diferente do que se achava antigamente, quando o problema era associado apenas a parte da mãe.

O equilíbrio emocional interno é fator essencial para a prevenção da queda de cabelo

Neste caso, a idade de início pode predizer o prognóstico, isto é, quando mais precoce for o começo da queda de cabelos, mais difícil será o tratamento, e por conseqüência, pior o prognóstico.

Já a alopecia androgenética, a queda não é tão acentuada, porém os fios sofrem a chamada miniaturização, que faz com que os fios nasçam cada vez mais finos, reduzindo significativamente o volume dos cabelos. Neste caso, quanto antes o tratamento for iniciado, melhor. Além disso, o paciente deve ter muita paciência, pois os fios demoram a responder ao tratamento e a volta do volume do cabelo pode ser lenta.

Alterações hormonais como tireóide, ciclo menstrual (ovários policísticos) e alterações do metabolismo na produção de glicemia e insulina também podem contribuir para a queda de cabelo. Além destas causas, uma das mais importantes é o desequilíbrio.

O equilíbrio interno é fator essencial para a prevenção da queda de cabelo. Uma boa alimentação, com quantidades adequadas de frutas, legumes, verduras, proteínas e alimentos anti-oxidantes auxiliam a melhora da queda e estimulam o nascimento de fios resistentes.

O desequilíbrio emocional ou estresse gera um desequilíbrio hormonal que resulta em inflamação, o que favorece a queda dos fios. Por este motivo, o tratamento de queda de cabelos não é tão simples como parece. Ele envolve uma vasta investigação clínica, dermatológica e laboratorial, uma correta interpretação dos exames e sintomas e um tratamento longo e cuidadoso.

Imagem de capa: Shutterstock/LarsZ

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

16 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

18 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

1 dia ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

1 dia ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

3 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

3 dias ago