A despersonalizaçao e a desrealização são fenômenos dissociativos que, quando leves, se traduzem como uma busca de adaptação do organismo em meio a um fator de estresse e são extremamente normais. Acontecem quando o organismo necessita dar uma pausa para se recompor e, desta maneira, se abastecer para continuar as atividades; neste caso, é um importante mecanismo de defesa do nosso corpo: o famoso “stop please” que acontece em casos especificos como privaçao de sono, excesso de trabalho, de estudo,de preocupaçao por algo, etc., estando intimamente relacionado com a ansiedade e o estresse.

A pessoa ansiosa e preocupada torna-se refém de suas preocupações por tempo ininterrupto, ocasionando a falência adaptativa do organismo, gerando estresse e adoecendo. Neste caso, se a pessoa nao para, o organismo o faz, nao tenha duvida. Quem nunca sentiu um zumbido quando estava muito cansado (a) depois de uma noite inteira acordado (a) em atividade de estudo ou trabalho? Uma dormência generalizada no corpo quando estava experimentando uma preocupaçao por longo tempo? A pessoa em constante tensão pode desenvolver uma sensaçao de estranhamento de si mesma e do mundo à sua volta, como se estivesse vivenciando um sonho ou observando, do lado externo, os seus próprios processos mentais e tendo a consciência de que aquele processo não é normal. Não se preocupe; Não é nada demais, é apenas seu organismo pedindo pra descançar e é temporário. A palavra-chave é estresse. Depois de um bom descanço, tudo retorna à normalidade.

Entretanto, precisamos também nos lembrar que a desrealizaçao e a despersonalização fazem parte da sintomatologia de alguns distúrbios psiquiatricos como, por exemplo, o Transtorno do Pânico e ,quando associados a outras patologias, merecem mais atenção.

Quanto à Psicopatologia, existem alguns distúrbios como esquizofrenia, síndrome do pânico, depressão, transtorno borderline, entre outros que apresentam fortes sintomas dissociativos que caracterizam a doença e que necessitam de diagnóstico seguido de intervenção medicamentosa e psicoterápica, pois não se trata de sintomatologia temporária e requer tratamento.

De qualquer modo é interessante ressaltar a importância da ajuda psicológica, seja preventiva ou quando o problema já está deflagrado. Se você se sente ansioso, estressado, angustiado, procure a ajuda de um profissional da psicologia. O psicologo é um importante propulsor de muitos processos importantes como: administração das emoções, da raiva e dos impulsos, da gestão do estresse, entre outros.

Soraya Rodrigues de Aragão

Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Escritora e palestrante.Autora dos livros Fechamento de Ciclo e Renascimento, Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo, Liberte-se do Pânico e viva sem medo e Talita e o portal. Site: www.sorayapsicologa.com Email: contato@sorayapsicologa.com

Recent Posts

Filha de Simony, Aysha Benelli conta como transformou seu corpo sem passar por cirurgia

Filha da cantora Simony com o rapper Afro-X, Aysha tem impressionado os fãs pela transformação…

2 horas ago

Claudia Rodrigues faz declaração comovente para a namorada: “Se estou viva, é culpa sua!”

A atriz de 54 anos e a empresária Adriane Bonato estão juntas desde 2022.

5 horas ago

Fim do mistério: Mulher desaparecida em 1972 é encontrada viva aos 68 anos

Sheila Fox tinha apenas 16 anos quando desapareceu sem deixar vestígios em 1972.

1 dia ago

Goleiro de 16 anos morre após defender pênalti com o peito em partida amadora

O acidente ocorreu na madrugada da última segunda-feira (6), em Maués, no Amazonas.

1 dia ago

Jovem relata como contraiu HPV na mão ao frequentar academia

"No começo achei que fosse um calo porque era uma lesão mais grosseira, áspera”, contou…

2 dias ago

Filme de suspense que é considerado um dos melhores dos últimos 10 anos chega à Netflix

O aclamado diretor de "Corra!" e "Nós" mais uma vez arrancou elogios da crítica com…

2 dias ago