O jornalista Maurício Kubrusly, de 77 anos de idade, está afastado da televisão desde 2019, quando deixou a TV Globo. Atualmente, o ex-reporter do Fantástico vive no sul da Bahia na companhia da mulher, Beatriz Goulart, e do cachorro, Shiva. A mudança da cidade de São Paulo para a região nordeste do país se deu após o jornalista ter sido diagnosticado com demência frontotemporal.
Em sua programação especial de comemoração dos 50 anos na grade da Rede Globo, o Fantástico homenageou Kubrusly neste domingo (20). Foi exibida ma retrospectiva do quadro ‘Me Leva, Brasil’, em que o repórter viajava o país coletando histórias irreverentes e inusitadas.
“Maurício Kubrusly deixou para trás São Paulo para mergulhar na natureza, o que tem sido um bom remédio para lidar com a Demência Fronto Temporal (DFT), que foi diagnosticado há alguns anos. A memória se foi mas, como ele sempre diz, permanece sua enorme paixão pela vida e pela gente brasileira”, diz o texto exibido no Fantástico ao fim da retrospectiva.
Kubrusly foi contratado pela TV Globo em 1985, ano em que participou da cobertura do primeiro Rock in Rio. Ele já era experiente na cobertura musical por ter sido diretor de redação da extinta revista Somtrês, além de ter trabalhado no Jornal do Brasil.
Na Globo, Kubrusly atuou como repórter de diversos telejornais e passou a comandar o quadro Me Leva, Brasil, no Fantástico, em 2000. A boa repercussão da atração fez com que as reportagens especiais comandadas por ele fossem produzidas até 2016, ano em que sofreu um infarto e precisou colocar dois stents no coração em novembro. Depois disso, fez aparições esporádicas até o fim de 2017.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da revista Quem.
Fotos: Reprodução/TV Globo.