Aaaah o sono.
Como é bom quando a gente consegue dormir bem, não é mesmo? O nosso dia e nosso humor ficam tão bons, e conseguimos produzir tanto.
Mas e quando não dormimos bem? O nosso corpo sofre no dia seguinte! Ficamos cansados, mal-humorados, irritados, ansiosos e nossa produção, memória, atenção e concentração diminuem. Ficar sem dormir é fator de risco para diversos problemas psicológicos e físicos. A privação do sono diminui a resistência a infecções, portanto, predispõe a doenças.
Um sono saudável é um dos pilares essenciais para a qualidade de vida e o bem-estar integral. Confira algumas dicas que auxiliam na regulação do sono:
- Manter horário regular para ir dormir e levantar
- Organizar o quarto para uma boa noite de sono: ambiente silencioso, limpo e sem luminosidade
- Não ingerir alimentos pesados antes de dormir, mas também não ir dormir de estômago vazio. O recomendável é fazer uma refeição leve antes de ir deitar
- Evitar bebidas estimulantes pela parte da noite, como café, refrigerantes, energéticos e bebidas alcoólicas
- Procurar praticar exercícios físicos pela parte da manhã e evitá-los pela parte da noite
- Escrever antes de dormir. Muitas vezes, não conseguimos dormir por estarmos pensando em muitas coisas do passado ou do futuro. Por isso, é importante anotar todos esses pensamentos em um caderno. Anote tudo que estiver passando por sua cabeça, inclusive seus planos para o dia seguinte
- Evitar cochilos longos durante o dia
- Não utilizar celular na cama
- Evitar dormir com televisão ou música ligada
- Deitar somente quando estiver com sono
- Procurar atividades que relaxam à noite, como ler ou ouvir uma música calma
- Tomar banho à noite pode ajudar a relaxar
- Tomar um copo de leite morno antes de deitar pode ajudar também
Esses hábitos auxiliam no relaxamento do corpo e na associação da cama com o horário de dormir de modo que, após um tempo, você tenha sono ao entrar no quarto e não fique se revirando ansiosamente. Caso você tenha dificuldades frequentes para dormir (com durações acima de um mês), pode ser necessário buscar auxílio psicológico. A Terapia Cognitivo Comportamental tem se mostrado eficaz no tratamento de insônia e distúrbios do sono. O acompanhamento regular com o terapeuta ajuda você a diminuir a ansiedade e encontrar estratégias para dormir melhor.