Dicas práticas para aumentar o consumo de grãos e melhorar sua saúde

Incluir mais grãos na sua alimentação diária é uma forma simples e eficaz de melhorar a saúde. Feijão, lentilha, quinoa e grão-de-bico são exemplos ricos em fibras, proteínas e nutrientes essenciais que promovem o bom funcionamento do organismo.

Uma maneira prática de preparar grãos é cozinhá-los em uma panela de pressão 7 litros, o que agiliza o processo e mantém os nutrientes intactos. Com esse tipo de utensílio, você consegue preparar porções maiores, ideais para otimizar o tempo na cozinha e garantir refeições saudáveis para a semana toda.

Você está planejando aumentar o consumo desse alimento na sua dieta? Confira dicas que vão te ajudar na missão e garantir um cardápio muito mais saudável!

Varie os tipos de grãos

Nem todos os grãos vão te chamar a atenção e convencer seu paladar, assim, a dica para comer bem é apostar na variedade. Inclua o clássico feijão, mas experimente também a lentilha, o grão-de-bico e a quinoa.

Quanto ao arroz, teste uma mudança leve, trocando a versão tradicional pelo arroz integral. O objetivo é diversificar os nutrientes e descobrir o que você gosta mais e o que não te apetece tanto.

Faça substituições

Comece pelos alimentos que você já conhece e está acostumado. Por exemplo, no lugar do arroz branco, aposte no integral, que é mais leve e saudável. Experimente também a quinoa e aproveite para se acostumar com seu sabor.

Você já consome bastante feijão? Que tal agregar a lentilha no seu dia a dia? Prepare ensopados e saladas com esse grão e se arrisque em novas receitas.

Prepare em maior quantidade

A dificuldade em consumir grãos pode estar relacionada com o tempo de preparo. Para garantir que você não vai abrir mão deles, considere preparar em maior quantidade e separar em porções menores para consumir ao longo da semana.

A panela de pressão é uma ótima aliada no processo, acelerando o cozimento, e você pode guardar o feijão, a lentilha e até mesmo o arroz em potes próprios para irem à geladeira ou ao freezer. Durante a semana, é só montar a sua marmita e pronto!

Misture com sopas e saladas

Sopas, caldos e saladas ganham um sabor especial quando contam com os grãos em seus ingredientes, além de se tornarem mais nutritivas. Experimente a sopa de feijão ou lentilha e teste saladas que levam os mesmos ingredientes.

Essa também é uma ótima forma de incentivar o consumo de um jeito diferente, caso você não aprecie a ideia de comer determinados grãos no almoço, por exemplo.

Experimente lanches à base de grãos

Já pensou em deixar mais saudáveis os lanchinhos que você faz ao longo do dia? E mais, que pode conseguir isso com auxílio dos grãos? Experimente o grão-de-bico torrado ou, se é apaixonado por pipoca, faça o preparo sem usar óleo.

Se estiver com paciência, vale se arriscar em receitas de bolachinhas de quinoa ou chia, afinal, elas se tornam ótimas companhias para os lanches da manhã ou da tarde.

Aposte nas farinhas de grãos

Que tal trocar as farinhas refinadas pelas de grãos? Farinha de arroz ou de grão-de-bico são ótimas alternativas, assim como a de aveia, e podem ser usadas nas receitas mais clássicas, como a massa de pão e pizza ou o bolo de chocolate.

Tendem a deixar os alimentos mais leves e saudáveis, tanto que são as substitutas ideais para quem é celíaco ou quer diminuir o consumo de glúten na dieta.

Incremente o café da manhã

Adicione grãos como aveia, chia ou quinoa ao seu café da manhã. Eles podem ser misturados a iogurtes, smoothies ou até usados no preparo de mingaus e panquecas.

Também é válido investir em tortilhas feitas de grãos integrais ou de grão-de-bico, já que são alternativas saudáveis para rechear com vegetais, proteínas magras e molhos leves.

Imagem de capa: freepik






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.