Dificuldade para expressar emoções – A Psicoterapia pode ajudar?

Você conhece pessoas que tem dificuldade para expressar emoções? Pessoas que se mostram menos intensas e mais controladas, ou seja, que vivem contendo emoções?

Geralmente essas pessoas retêm emoções de carinho e cuidado e, além disso, costumam conter suas necessidades. Acreditam que se liberarem por completo as próprias emoções podem perder o controle, sendo assim, valorizam o autocontrole mais do que a intimidade. Isso, muitas vezes, se deve ao fato de que eles receiam passar vergonha, serem humilhados ou causar alguma outra consequência negativa. Algumas dessas pessoas acabam estendendo o controle exagerado a outras pessoas próximas, tentando ensiná-los a conter emoções, principalmente as mais intensas.

É claro que todos nós aprendemos a conter algumas emoções e impulsos para respeitar os direitos de outras pessoas, porém, as pessoas com inibição emocional retêm emoções quando seria mais saudável expressá-las. Desta forma, de tanto autocontrole das emoções, esquecem ou não conseguem ser naturais e lúdicos.

No consultório, geralmente as pessoas com inibição emocional relatam que o supercontrole está mais relacionado a sentimentos positivos, tais como alegria, amor, afeto e excitação sexual. Além disso, apresentam dificuldade em expressar vulnerabilidade ou de comunicar integralmente os próprios sentimentos e dão muita ênfase na racionalidade.

Os pacientes com o esquema de inibição emocional com frequência preenchem os critérios diagnósticos para o transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva. Nesses casos, além de serem muito contidos emocionalmente, tendem a ser preocupados demais com decoro, às custas da intimidade e da diversão, bem como rígidos e inflexíveis, em vez de espontâneos. Aqueles com esquema de inibição emocional e padrões inflexíveis têm maior probabilidade de preencher os critérios diagnósticos do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva porque os dois esquemas juntos incluem a maioria dos critérios.

A origem dos esquemas está na história de vida de cada pessoa. Nos casos de inibição emocional, muitos pacientes, durante a infância, conviveram com cuidadores pouco afetivos e que reforçavam com frequência a ideia de que é bonito manter os sentimentos guardados, ser menos expressivos, ao passo que seria muito feio demonstrar sentimentos, falar sobre eles ou agir espontaneamente a partir deles.

As pessoas inibidas emocionalmente geralmente se mostram controladas, tristes e reservadas. Além disso, como retêm sentimentos de raiva pelo fato de não conseguir resolver os conflitos abertamente, tendem a guardar ressentimentos.

Como um tratamento psicológico adequado pode ajudar?

Com o tratamento os pacientes se tornam mais expressivos e espontâneos emocionalmente. Conseguem discutir adequadamente e expressar muitas das emoções que suprimiam. Aprendem a demonstrar raiva de formas apropriadas, realizar mais atividades por prazer, expressar afeto e falar de seus sentimentos. Aprendem a valorizar as emoções tanto quanto a racionalidade e a parar de controlar as pessoas ao seu redor. Permitem a si e aos outros ser mais expressivos emocionalmente.

Imagem de capa: Shutterstock/Rawpixel.com

Você se identificou com as definições acima? Está precisando de ajuda? 

Posso lhe ajudar: psideiseazevedo@gmail.com

Fone: 45 9838-4425

Referência:

Young J. E., Klosko J. S., Weishaar, M. E. (2008) Terapia do esquema: guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras. Porto Alegre: Artmed.

Deise Azevedo

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamenta E-mail: psideiseazevedo@gmail.com

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

15 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

16 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago