Assim como acontece com os adultos, as crianças precisam ter hábitos saudáveis, como o de dormir bem o suficiente para repor as energias.
Não dormir bem na idade pré-escolar pode originar diferentes problemas de comportamento futuros, além de outras consequências muito pouco saudáveis.
Estes pequenos, se não dormem o suficiente, são mais vulneráveis a ter dificuldades para processar informação de forma adequada, controlar suas emoções à medida que vão crescendo, e inclusive apresentar déficit de atenção.
Estas conclusões foram obtidas a partir de diferentes estudos realizados no Hospital Geral de Crianças de Massachussets (Estados Unidos) por um grupo de cientistas.
Os resultados foram publicados recentemente pela revista científica Academic Pedriatics.
Os pequenos da casa, que têm entre 3 e 5 anos de idade, devem dormir por um período de tempo aproximado de 10 a 13 horas, incluindo as sonecas.
Isso é derivado de um informativo elaborado pela Associação Americana de Medicina do Sono (AAMS, na sigla em inglês).
As crianças em idade pré-escolar têm muita atividade, são muito dinâmicas. Por isso, precisam tirar uma soneca de aproximadamente uma hora de duração diariamente.
Mesmo que não cheguem a dormir, este momento da soneca pode ser utilizado para brincar em silêncio, se tranquilizar de suas tarefas durante a manhã, etc.
É bom estabelecer horários para ir para a cama. Uma vez fixada a hora, avise aos pequenos quando faltar meia hora, para que eles se preparem. Relembre aos 10 minutos, para que saibam que é o momento de deitar.
Descansar o tempo necessário e dormir bem é fundamental para a saúde física e mental das crianças, principalmente na idade escolar. Enquanto as crianças dormem, seu cérebro e todo o seu corpo descansam, e no dia seguinte terão mais energia, estarão mais frescos e mais ativos.
As crianças que dormem mais têm melhores níveis de alerta e de reflexos, regulam melhor suas emoções e rendem mais na escola.
Além disso, são menos irritáveis e têm menos sonolência durante o dia.
Entre os motivos principais das crianças que não dormem bem e nem descansam de forma suficiente está o de que, muitas vezes, não existe um horário fixo para ir para a cama.
Mesmo que dormir mal possa originar graves consequências nas crianças, este problema pode ter uma simples solução.
Basta realizar pequenas mudanças na vida diária. Os menores podem somar meia hora de sono ou mais, uma quantidade suficiente para ter um impacto significativo.
Um déficit de sono pode ter consequências que ultrapassam o que seria um baixo rendimento na escola ou problemas de comportamento.
Os pequenos podem desenvolver o que se denomina transtorno por déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), que lhes faz estar muito acelerados ou com um ritmo descomedido durante o dia.
Os especialistas neste tema asseguram que este tipo de alteração do sono tem solução, e com isso podem ser melhorados os problemas de comportamento associados ao mesmo.
Imagem de capa: Shutterstock/shapovalphoto
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Esta minissérie de 4 episódios que estreou no TOP 10 da Netflix se baseia em…
Um filme obrigatório a todos os amantes da sétima arte.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…