Marcel Camargo

É preciso deixar ir quem não faz mais questão de ficar

Talvez uma das piores sensações com a qual teremos de lidar, não poucas vezes, em nossas vidas, seja a de que estamos sendo deixados, largados, menosprezados. Em tempos de belezas plastificadas veiculadas pela mídia, em que a magreza impera e os dentes brancos brilham, nossa autoestima tem várias razões para se fragilizar, porque nós nos olhamos no espelho e vemos que estamos longe do ideal que se dissemina nas telas e nas revistas.

Sentindo-nos menos do que realmente somos, acabamos por querer nos agarrar ao que temos, achando que quem estiver conosco faz um favor. É como se não tivéssemos nada de tão especial para sermos amados, ou seja, ficamos devendo favores a quem se interessa por nós, afinal, a gente se vê como alguém que não é bonito, que não é inteligente o bastante, alguém que não merece nada, e o que vier é lucro.

Por conta disso, muitos de nós acabamos nos contentando com migalhas, com restos, com sentimentos incompletos, vazios, minguados. Por conta disso, muitos de nós enterramos quaisquer resquícios de dignidade, humilhando-nos, anulando-nos, sufocando sonhos, por medo de perder até mesmo quem fica por comodismo, por conveniência, por preguiça, por tudo o que não é amor.

Por mais que doa, será preciso desprender-se de muito daquilo que se encontra junto sem ali estar de fato. Ninguém é propriedade do outro, ou seja, todos temos a liberdade de cair fora do que não nos traz mais prazer algum. E cabe ao parceiro conscientizar-se de que o outro não quer mais ficar ali e será melhor para ambos a separação. Nada, nem lágrimas, nem chantagens, nem apelos, é capaz de segurar quem já decidiu partir.

Vai doer, vai ser demorado e triste, mas deixar ir quem já se decidiu será a salvação de quem fica, pois então o sofrimento há de passar. Por outro lado, segurar forçado resultará em sofrimento diário, contínuo e sem fim. Nem sempre optaremos pelo que queremos, mas sempre será sábio optar por aquilo que nos possibilitará novos recomeços. Simples assim.

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago