COMPORTAMENTO

Ela aprendeu a ler e escrever aos 104 anos e agora sonha ler a Bíblia

Aos 104 anos, dona Duzinha finalmente conseguir realizar um sonho antigo: estudar e ser alfabetizada. Carregando agora outro sonho, o de ler a Bíblia Sagrada, ela participa de um projeto de alfabetização de adultos e idosos, que tem por objetivo reduzir a taxa de analfabetismo em Mato Grosso. Graças aos estudos, Duzinha hoje já escreve o próprio nome.

Duzinha nasceu Zumira dos Reis Rosa, mas com o tempo, ganhou o outro apelido e tirou os documentos com esse nome. Natural de Minas Gerais, ela nunca pôde estudar. Quando criança, morava na roça, em Minas Gerais, e o pai nunca deixou – só os homens podiam freqüentar a escola. Depois de casada, também não teve a oportunidade. “Até que tentei, mas meu marido ficou doente e acabei desistindo. O povo ia dizer que eu abandonei meu marido doente. Achei melhor ficar com ele e não estudei mais”, lembra.

Há 40 anos, ela se mudou para Mato Grosso, e vive atualmente em Araputanga (345km de Cuiabá). Aposentada, tem muitos netos e bisnetos e uma das netas, que mora na parte dos fundos da casa, é quem cuida dela. Ela ainda prepara suas próprias refeições e faz alguns serviços domésticos.

Como mudou de nome, dona Duzinha perdeu o contato com os familiares de Minas Gerais. Em Mato Grosso, a professora Sandra Regina é a responsável por sua alfabetização, e foi quem a incentivou a se inscrever no projeto Muxirum. Ela conta que conheceu a aposentada durante um culto na igreja que as duas frequentavam.

“Quando estava montando a turma de alfabetização, a procurei para saber se não tinha interesse em estudar e ela aceitou na hora”, lembra. “Ela quer escrever seu nome em toda aula, por isso, faço um exercício somente para ela. Outro dia, durante a aula, estava muito frio e as outras alunas estavam reclamando e queriam ir embora mais cedo. Mas ela não aceitou acabar a aula. Disse ter ido para estudar e que iria ficar até o final”, completa.

O ‘Muxirum’ é um projeto de alfabetização de adultos e idosos, que tem por objetivo reduzir a taxa de analfabetismo em Mato Grosso. O curso tem duração de 270 horas, distribuídas em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais.

A ação é desenvolvida em parceria com as prefeituras municipais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, sindicatos rurais e outros segmentos organizados da sociedade mato-grossense.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de JM Notícia.
Foto destacada: Reprodução/JM Notícia.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

A face sombria pouco conhecida de Maria Montessori, criadora do famoso método pedagógico

Pedagoga italiana revolucionou a educação, mas algumas de suas ideias geram muitos debates até hoje.

3 horas ago

Filme espetacular que concorreu a 6 Oscars é uma preciosidade no catálogo da Netflix

Uma obra-prima do cinema contemporâneo, que emociona sem apelar para o melodrama.

4 horas ago

Pessoas que não tiveram amigos na infância podem apresentar esses 5 comportamentos sem saber, segundo a psicologia

Crescer sem amigos pode ter efeitos profundos no desenvolvimento emocional e social de uma pessoa.

1 dia ago

Filme baseado em clássico imortal da literatura chega à Netflix e conquista os assinantes

Para os fãs de aventuras e clássicos da literatura, essa é uma ótima oportunidade de…

1 dia ago

Criadores da série Adolescência tem outra série de 4 episódios muito elogiada e igualmente impactante

O sucesso da minissérie Adolescência, da Netflix, trouxe atenção para outra obra marcante da mesma…

2 dias ago

Médico detalha diagnóstico de Wesley Safadão: ‘Não há cura’

O cantor Wesley Safadão deu um tempo dos palcos e foi submetido a cirurgias após…

2 dias ago