Ela tomou ibuprofeno para aliviar cólicas menstruais e acabou em coma por 17 dias

A brasileira Jaqueline Gmack, de 31 anos, ficou em coma por 17 dias devido a uma reação alérgica grave desencadeada pelo medicamento ibuprofeno, que ela tomou para aliviar cólicas menstruais.

Em 2011, Gmack ingeriu algumas pílulas de ibuprofeno para lidar com a dismenorreia, apenas para descobrir, dentro de um intervalo de 48 horas, sintomas alarmantes: uma leve coceira nos olhos seguida de bolhas sangrentas dentro da boca.

Os sintomas pioraram rapidamente após ela recorrer ao ibuprofeno novamente para aliviar as cólicas menstruais. Ela foi levada às pressas para o hospital, onde recebeu o diagnóstico de síndrome de Stevens-Johnson, uma condição rara e grave que afeta a pele, membranas mucosas, olhos e genitais. Esta síndrome é geralmente desencadeada por reações adversas a medicamentos.

Até o momento, Gmack recuperou apenas 40% de sua visão após enfrentar uma batalha árdua. “Era como se eu tivesse sido queimada de dentro para fora,” contou Jaqueline ao jornal britânico The Sun.

“Notei que estava com todo o corpo enfaixado, minha visão estava completamente embaçada e tinha um tubo na garganta, mas não sentia nenhuma dor”

Ela teve que passar por 24 cirurgias, incluindo transplantes de córnea, células-tronco e membrana amniótica, numa tentativa de restaurar sua visão.

“Tomara que eu possa encontrar uma cura para voltar a enxergar. Mas me sinto como uma guerreira”

Esse caso serve como um lembrete dos potenciais riscos associados ao uso de medicamentos aparentemente comuns, destacando a importância de estar ciente dos possíveis efeitos colaterais e de buscar ajuda médica imediatamente em caso de reações adversas.






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.