Certamente, você conhece alguém que vive um relacionamento ioiô, aquele vai e vem interminável. Pode ser, também, que você já viveu isso ou esteja vivendo agora. Isso acontece com pessoas que têm dificuldades de colocar um ponto final nas situações. Elas, apesar de perceberem que aquele relacionamento é destrutivo, sentem medo de rompê-lo definitivamente, agarrando-se às vagas memórias felizes do início da relação, antes das máscaras caírem.
Ao meu ver, há duas etapas que envolvem as recaídas nos relacionamentos amorosos: na primeira etapa, a pessoa resolve continuar com o parceiro por acreditar que as coisas vão melhorar, ou seja, ela tem esperança em dias melhores para o casal, nesse caso, ela está motivada, otimista e movida pela esperança. Na segunda etapa, a pessoa já entendeu que a relação não tem futuro. Aqui ela tem plena consciência de que o relacionamento é destrutivo, indigno e adoecedor. Nessa fase, ela já deixou de nutrir qualquer esperança de mudança do(a) parceiro(a), pior ainda, ela já entendeu que a tendência é piorar. Contudo, ainda assim, ele(a) permanece com o(a) parceiro(a), aos trancos e barrancos. E permanece por quê? Simplesmente porque não se sente merecedor(a) de algo melhor. É como se ele(a) olhasse o futuro e enxergasse um muro gigante o(a) separando de um relacionamento gratificante.
Nem todos se dão conta, mas as relações abusivas têm esse poder de destruir a autoestima e o senso de merecimento da vítima. Isso ocorre porque a pessoa acaba internalizando todas as críticas, acusações e abusos que sofre do parceiro. A pessoa passa a se sentir um verdadeiro lixo humano, adquirindo uma visão completamente distorcida de si mesmo(a). Ele(a) já não consegue perceber nenhuma virtude em si, mesmo sendo alguém com uma bagagem invejável em todas as áreas da sua vida.
E como sair disso? Buscando terapia e investindo em autoconhecimento. O caminho é longo e a jornada pode ser lenta, mas vale a pena todo e qualquer investimento para ter de volta a liberdade de se ver como alguém merecedor do que há de melhor nessa vida.
***
Photo by averie woodard on Unsplash
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…