Ivonete Rosa

Ele (a) já entendeu que a relação é destrutiva, mas não consegue romper

Certamente, você conhece alguém que vive um relacionamento ioiô, aquele vai e vem interminável. Pode ser, também, que você já viveu isso ou esteja vivendo agora. Isso acontece com pessoas que têm dificuldades de colocar um ponto final nas situações. Elas, apesar de perceberem que aquele relacionamento é destrutivo, sentem medo de rompê-lo definitivamente, agarrando-se às vagas memórias felizes do início da relação, antes das máscaras caírem.

Ao meu ver, há duas etapas que envolvem as recaídas nos relacionamentos amorosos: na primeira etapa, a pessoa resolve continuar com o parceiro por acreditar que as coisas vão melhorar, ou seja, ela tem esperança em dias melhores para o casal, nesse caso, ela está motivada, otimista e movida pela esperança. Na segunda etapa, a pessoa já entendeu que a relação não tem futuro. Aqui ela tem plena consciência de que o relacionamento é destrutivo, indigno e adoecedor. Nessa fase, ela já deixou de nutrir qualquer esperança de mudança do(a) parceiro(a), pior ainda, ela já entendeu que a tendência é piorar. Contudo, ainda assim, ele(a) permanece com o(a) parceiro(a), aos trancos e barrancos. E permanece por quê? Simplesmente porque não se sente merecedor(a) de algo melhor. É como se ele(a) olhasse o futuro e enxergasse um muro gigante o(a) separando de um relacionamento gratificante.

Nem todos se dão conta, mas as relações abusivas têm esse poder de destruir a autoestima e o senso de merecimento da vítima. Isso ocorre porque a pessoa acaba internalizando todas as críticas, acusações e abusos que sofre do parceiro. A pessoa passa a se sentir um verdadeiro lixo humano, adquirindo uma visão completamente distorcida de si mesmo(a). Ele(a) já não consegue perceber nenhuma virtude em si, mesmo sendo alguém com uma bagagem invejável em todas as áreas da sua vida.

E como sair disso? Buscando terapia e investindo em autoconhecimento. O caminho é longo e a jornada pode ser lenta, mas vale a pena todo e qualquer investimento para ter de volta a liberdade de se ver como alguém merecedor do que há de melhor nessa vida.

***

Photo by averie woodard on Unsplash

Ivonete Rosa

Sou uma mulher apaixonada por tudo o que seja relacionado ao universo da literatura, poesia e psicologia. Escrevo por qualquer motivo: amor, tristeza, entusiasmo, tédio etc. A escrita é minha porta voz mais fiel.

Share
Published by
Ivonete Rosa

Recent Posts

Quais produtos vale a pena comprar durante campanhas promocionais?

Acompanhar promoções com antecedência, usar alertas de preços e priorizar produtos duráveis são práticas essenciais…

2 horas ago

Os benefícios do planejamento financeiro para quem usa crédito consignado

Priorizar despesas essenciais e evitar gastos desnecessários mantém as finanças em ordem ao usar o…

2 horas ago

Por que as crianças são tão fascinadas por Minecraft? A Psicologia explica!

Com mais de 300 milhões de cópias vendidas, Minecraft é sucesso entre crianças, educadores e…

13 horas ago

Tomar café com o estômago vazio faz mal? A ciência responde

Antes de tomar seu próximo gole de café, vale a pena entender o que realmente…

16 horas ago

Mulher é internada na UTI e precisa de hemodiálise após fazer escova progressiva

Adrielly Silva precisou passar por hemodiálise após reação a substância química usada no alisamento; especialistas…

1 dia ago

Novidade na Netflix: Série com Morgan Freeman e Nicole Kidman é de tirar o fôlego!

A série que ninguém esperava, mas todo mundo vai comentar. Prepare-se para o novo fenômeno…

2 dias ago