O sistema educacional da Dinamarca inclui aulas obrigatórias que ensinam empatia a seus alunos desde 1993.
Uma hora do dia é alocada a cada semana para o ” Klassens tic ”, no qual estudantes de 6 a 16 anos recebem aulas de empatia. Bem, eles acreditam que aprender a ter e praticar empatia os ajudará a construir relacionamentos, evitar o assédio moral e obter sucesso.
Durante esse período, os alunos conversam sobre seus problemas. Eles podem ser problemas pessoais ou problemas com qualquer coisa relacionada à escola. O restante da turma, juntamente com o professor, discutirá maneiras de como resolver o problema. O professor ajuda os alunos, ensinando-lhes sobre a verdadeira compreensão e sobre acolhimento.
Durante a aula de Klassens, esta é a oportunidade de o aluno de ser ouvido, de receber o incentivo de outros através da escuta. No processo, eles também aprendem a importância do respeito mútuo.
De acordo com o estudo de Sandahl e Alexander, existem duas maneiras pelas quais os dinamarqueses ensinam empatia.
Primeiro, eles ensinam através do trabalho em equipe. E 60% das tarefas realizadas na escola já cumprem essa função. Em vez de se concentrar em estimular o aluno a ser o melhor entre os colegas, o currículo dinamarquês se concentra no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e talentos, e também no desenvolvimento de outros estudantes que não têm o mesmo talento.
Nas escolas dinamarquesas, não há troféus ou prêmios. Em vez disso, eles se concentram na “cultura da motivação para melhorar, do aluno para com ele mesmo”.
É a isso que os autores se referem quando consideram que a educação é o segredo da felicidade. Quando falam sobre educação, referem – se a uma sociedade humana e coesa, com sistemas estabelecidos para apoiar a todos.
Você acha que todas as escolas deveriam ensinar esse tipo de coisa?
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Foto destacada: Reprodução/Nation.
Esta minissérie de 4 episódios que estreou no TOP 10 da Netflix se baseia em…
Um filme obrigatório a todos os amantes da sétima arte.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…