Sara Kapinos é uma enfermeira que trabalha desde de 2011 no Bridgton Hospital, no Estado do Maine nos Estados Unidos. Além da enfermnagem, ela tem outra paixão, o violino. Ela aprendeu a tocar o instrumento aos 4 anos de idade e nunca mais parou. Hoje Sara une suas duas paixões, a aenfermagem e o violino, para fazer o bem.
“Este ano, percebi que podia juntar os dois”, disse Sara. “Fui convidada para tocar no Natal e no almoço das enfermeiras.
No começo, Sara não estava certa sobre tocar na frente dos colegas. Ela relutei, mas acabou criando coragem e se apresentou para a equipe com o seu violino e os seus colegas ficaram muito surpresos e tocados com o seu talento.”
A partir daí, Sara passou a se apresentar para pequenos grupos de pacientes nos quartos do Bridgton Hospital.
O som suave do violino tocou seus corações, deixando alguns em lágrimas e outros, muito gratos ao “anjo especial”, que acrescentou um pouco de encantamento aos dias destas pessoas.
A repercussão
“Foi uma surpresa. Ela foi incrível, avassaladora ”, disse Ron H., um paciente recente do Bridgton Hospital.
“Ela tem esse espírito incrível.”
Lutando contra a dor e o isolamento de estarem confinados em quatro paredes de um quarto de hospital, os pacientes descobriram que ouvir o violino de Sara é um pequeno alívio do seu prognóstico e incerteza que pode vir pela frente.
“Para alguns pacientes, a música ajudou a não pensar nos próprios problemas. É uma boa diversão terapêutica”, relata Sara.
“Estudos mostram como a música e a pintura terapêuticas podem ser parte da cura do paciente. Nós apenas precisamos incorporar mais”, afirmou.
Kate Carlisle, diretora de comunicações e assuntos comunitários da Central Maine Healthcare, viu uma postagem no Facebook da performance de Sara em Rumford e apresentou a ideia ao programa “207” do NewsCenter Maine para um projeto com Sara. Eles fizeram.
“Desde que o programa foi ao ar, várias pessoas me enviaram e-mails, perguntando se eu continuaria fazendo isso? E eu digo: claro que sim. Eu fiz uma promessa que faria. O que quer que ajude os pacientes”, concluiu.
Veja:
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de SNB.
Foto destacada: WMTW
Caso inusitado ocorreu em janeiro, mas só agora veio à tona; prefeitura alerta outras unidades…
A nova produção da Netflix mergulha de cabeça em um universo de ambição, chantagens e…
Fisiculturista russo Nikita Tkachuk morre aos 35 anos após falência múltipla de órgãos causada pelo…
Descubra sinais sutis de narcisismo que podem passar despercebidos no dia a dia e saiba…
Padre Fábio de Melo faz desabafo após polêmica em cafeteria de SC que resultou na…
Francisco Cuoco, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, vive atualmente um período de fragilidade…