Atualmente, muitos produtos foram reinventados por meio da tecnologia. De implementos agrícolas inteligentes a televisores, o poder da tecnologia não nos surpreende mais. Embora muitas das criações tecnológicas mais recentes sejam dedicadas ao entretenimento, há muitas que contribuem para o bem-estar das pessoas, especialmente aquelas que experimentam algum tipo de deficiência.
Por exemplo, uma bengala inteligente e revolucionária chamada WeWalk foi introduzida recentemente para ajudar as pessoas com deficiência visual a navegarem pelos ambientes com muito mais eficiência quando estão sozinhas.
O mais surpreendente é que essa bengala foi inventada por um engenheiro com deficiência visual chamado Kursat Ceylan, que é o CEO e co-fundador da Young Guru Academy (YGA), a organização turca sem fins lucrativos por trás do WeWalk. Sendo cego, Ceylan conhece bem os desafios que pessoas como ele enfrentam e decidiu dedicar seu conhecimento a inventar algo que poderia melhorar muito a vida das pessoas.
‘Hoje em dia, estamos falando de carros voadores, mas essas pessoas usam um bastão simples. Como cego, quando estou na estação de metrô, não sei qual é o meu ponto… não sei qual ônibus se aproximará … que lojas estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida com o WeWalk ”, disse o engenheiro à CNN.
A bengala inclui alto-falantes embutidos, um assistente de voz do Google e sensores que enviam vibrações para alertar obstáculos acima do nível do peito.
É a tecnologia sendo usada à serviço de todos. Não é demais?
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução/Nation.
Um filme cativante que agrada homens e mulheres ao misturar alguns dos elementos mais clássicos…
O cosmonauta soviético Vladimir Mikhaylovich Komarov realizou uma das missões mais arriscadas e trágicas da…
A nova minissérie da Netflix apresenta o público a uma história engenhosa e surpreendente que…
O longa-metragem tem sido muito elogiado por críticos por sua capacidade de emocionar e educar,…
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…