COMPORTAMENTO

Entenda a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Hoje em dia o perfil do trabalhador muda frequentemente e, cada vez mais, as empresas demandam a atualização de seus funcionários, independentemente do setor. Em meio à essa correria, muitas vezes deixamos nossa vida pessoal de lado e damos o sangue para o sucesso da empresa. Mas será que a vida pessoal não deveria vir em primeiro lugar?

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um fator extremamente importante, não só para a saúde do indivíduo, como também para os negócios da empresa, uma vez que, ao melhorar sua qualidade de vida, os funcionários aumentam sua produtividade de forma considerável, que é o que, no fundo, toda empresa busca. Afinal de contas, qual é a empresa que não quer alcançar níveis mais altos de satisfação no mercado. Se isso já virou um problema também para você, separamos abaixo algumas dicas essenciais que irão ajudá-lo a promover o equilíbrio entre essas duas esferas.

Quer conseguir um cargo melhor? A plataforma Preply pode te ajudar a alcançar a fluência em outro idioma através de aulas de inglês pelo skype com profissionais do Brasil e do mundo.

  1. Cuidado com a saúde

Quando o assunto é saúde, logo lembramos das atividades físicas. Elas não são só importantes para o bom funcionamento do corpo, mas também trata-se de um meio totalmente natural e eficaz de aliviar o estresse, visto que durante o exercício físico o corpo libera hormônios do prazer, ajudando a mente a diminuir o estresse e a ansiedade.

  1. Sem trabalho no fim de semana!

Muita gente acaba levando o trabalho para casa pensando que com isso vai conseguir diminuir o amontoado de tarefas pendentes da semana. Porém, o que acontece é muitas vezes o oposto, visto que a mente acaba se sobrecarregando e a falta de tempo livre acarreta uma diminuição de seu rendimento, além de poder trazer doenças físicas e psicológicas devido ao aumento do nível de cortisol causado pela rotina estressante.

  1. Fuja de pessoas negativas

Algumas pessoas podem ser extremamente tóxicas para o local de trabalho, todavia, essas pessoas estão, inevitavelmente, por toda parte. Por isso, é importante manter relações estreitas apenas com pessoas, cuja presença contribua para seu crescimento de alguma forma. Assim, você evita situações desagradáveis e estresses desnecessários.

  1. Invista em si mesmo

Quando falamos sobre qualidade de vida precisamos perguntar-nos: será que estou no caminho certo e respeitando os meus limites? É preciso lembrar que o trabalho é apenas uma parcela de nossas vidas, sendo igualmente importante reservar tempo para família, amigos, hobbies e lazer. Só assim valerá a pena todo o esforço investido no trabalho. Além disso, é importante também fazer check-ups anuais com o médico para certificar-se de que você está em dia com sua saúde e pode continuar se dedicando a sua rotina.

Fotografia de capa: Happy Feet Day, Khánh Hmoong

TEXTO ORIGINAL DE CONTIOUTRA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

9 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

11 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

3 dias ago