Por Tahiana Andrade S. Borges
Lidar com pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline é muito difícil, pois, a instabilidade emocional, a irritabilidade fácil, o medo da rejeição e a impulsividade dificultam os relacionamentos interpessoais.
A Síndrome de Borderline, também chamada de Transtorno de Personalidade Limítrofe, é um transtorno mental grave com sérias oscilações de humor e impulsividade. Uma pessoa com o diagnóstico borderline possui hiperatividade emocional em que estão constantemente sobre a carga de emoções muito intensas e dificuldade em lidar com as próprias emoções
Características do portador do TPL
Um border, como chamamos o indivíduo com personalidade borderline, costuma viver relações intensas, porém com instabilidade e agressividade, tendo dificuldade em lidar com situações desagradáveis. Segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva “a personalidade borderline é marcada pela dificuldade nas relações interpessoais, pela baixa autoestima, instabilidade reativa do humor e impulsividade. Quando essas características se apresentam de forma muito disfuncional, nós a chamamos de transtorno.”
Como lidar com pessoas portadoras do Transtorno Borderline
Lidar com pessoas com esse tipo de personalidade é bastante difícil, visto que, a instabilidade emocional, a irritabilidade fácil, o medo da rejeição, a impulsividade e as explosões de fúria tornam os relacionamentos instáveis e desajustados, provocando constantes desafetos e conflitos interpessoais. Para facilitar o relacionamento, o primeiro passo é encaminhar a pessoa para o tratamento adequado, tanto psiquiátrico, quanto psicológico.
Em seguida, deve-se compreender as características específicas da personalidade border a fim de entender como as pessoas border tendem a reagir e a se comportar diariamente.
Ambiente familiar
Outra característica importante é saber manter um ambiente domiciliar calmo e tranquilo. “A pessoa com TPB é prejudicada em sua capacidade de tolerar o estresse no relacionamento (ou seja, a rejeição, críticas, discordâncias) e pode, portanto, se beneficiar de um ambiente calmo em casa. É fundamental ter em mente o quanto que as pessoas com TPB lutam emocionalmente a cada dia. Apesar de sua experiência interna pode ser difícil de explicar o que sentem. Vamos explicá-lo, resumindo em três desvantagens: afeto descontrole, a intolerância de solidão, e pensando em preto e branco” (Nacional Education Alliance for Borderline Personality Desorder).
Características de personalidade
Também é preciso ter em mente que a pessoa com personalidade borderline tem medo de solidão e de rupturas em seus relacionamentos, por causa disso, situações simples como viagem de férias de um parente, por exemplo, pode ser um grande problema para o border que possui medo de ser rejeitado e esquecido. Assim, a ausência do outro é vista como um abandono o que pode levar o doente à dissociação, um sentimento estranho de inquietação.
Por causa dessas questões, é necessário manter a rotina domiciliar, sempre atentando para um contato rotineiro entre familiares e amigos próximos, a fim de reduzir o sentimento de rejeição e abandono.
Fonte indicada: Família
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…