Ivonete Rosa

Entenda…desistir também é coisa de gente forte.

Acredito que o verbo desistir seja bastante mal interpretado no nosso cotidiano. Isso porque, ele sugere, ainda que superficialmente, uma conotação de fraqueza e fracasso ao sujeito que o conjuga. Seria o sentido oposto de prosseguir ou persistir. Entretanto, precisamos de muita cautela ao ouvirmos um indivíduo falar de suas desistências. Cautela no sentido de não interpretá-lo de forma equivocada, pois muitas vezes, desistir foi o seu maior ato de bravura.

Engana-se quem, apressadamente, infere que quem desistiu fracassou. Nem sempre isso é verdade. Desistir também pode ser uma atitude heróica, afinal, por trás de muitas desistências há muito de altruísmo, tentativa de se resgatar e, principalmente, uma desejo genuíno de ser feliz.

A jovem mulher, que desistiu de uma carreira profissional para se dedicar ao casamento e aos filhos, não pode ser vista como uma fracassada e sim como uma pessoa altamente altruísta, capaz de anular alguns de seus sonhos para dar o que tem de melhor à sua família.

Por falar em mulher, e o que dizer daquela que optou por desistir de uma relação abusiva, na qual era muito infeliz? Talvez o seu meio social a julgue como irresponsável ou como aquela que fracassou no casamento, ao passo que desistir daquela relação foi seu maior ato de coragem em busca da sua dignidade. Sim, ao dizer não para uma relação infeliz ela abre espaço para receber uma relação satisfatória e plena. Palmas para ela!

Desistir, de algo ou de alguém, nunca foi fácil e nunca será. Por mais aversivo que seja o contexto, o indivíduo se percebe preso ali, como uma aranha na sua teia. Recomeçar é assombroso no sentido de que, muitas vezes, estamos vulneráveis, sozinhos, sem apoio e socialmente “apedrejados”. Somente os fortes conseguem desistir daquilo que os prejudica. Desistir das drogas, desistir das atitudes autodestrutivas como os abusos alimentares, desistir da preguiça de se exercitar, desistir de se esconder na sombra de alguém e mostrar sua própria personalidade, enfim, são tantas desistências heróicas, né?

Uma coisa é fato, a desistência nos salva todos os dias, assim como nossas escolhas. E é encantador entender que, enquanto estamos vivos, podemos nos perder e nos encontrar nesse emaranhado de escolhas e desistências. E assim vamos bordando as nossas próprias histórias, sem jamais desistir de que acreditar que somos capazes de encontrar aquilo que faz a nossa alma sorrir com autenticidade.

Imagem de capa: Nasgul/shutterstock

Ivonete Rosa

Sou uma mulher apaixonada por tudo o que seja relacionado ao universo da literatura, poesia e psicologia. Escrevo por qualquer motivo: amor, tristeza, entusiasmo, tédio etc. A escrita é minha porta voz mais fiel.

Share
Published by
Ivonete Rosa
Tags: desistir

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

14 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

15 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

2 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago