Empatia e companheirismo não são exatamente matérias que costumam compor a grade curricular das instituições de ensino, porém é possível sim que uma escola ensine aos seus alunos, na prática, sobre essas noções básicas e essenciais a todo ser-humano. E um ótimo exemplo disso é uma escola no Maine (EUA), em que todos – professores e alunos – aprenderam a língua de sinais para apoiar um aluno surdo.
A pequena Morey Belanger, de 6 anos, foi recebida por seus colegas de classe com saudações em linguagem de sinais, depois de a sua escola, a Dayton Consolidated School, ter passado todo o ano letivo aprendendo o idioma.
De acordo com a CBS News, a turma do jardim de infância de Morey aprendeu todo o alfabeto na American Sign Language, a língua americana de sinais. Para ensinar os alunos, os professores penduraram diversos cartazes nos corredores da escola, contendo frases inteiras na língua de sinais.
Em 29 de maio, a escola postou um vídeo no Facebook, em que uma “Cinderella” – interpretada por uma estudante do segundo grau da escola surpreende os alunos mais novos com uma música, durante a qual ela usa a linguagem de sinais. No vídeo, Morey consegue se juntar à princesa e consegue cantar a música diante de seus colegas de classe.
“Nossa comunidade adotou a linguagem de sinais americana – muitos funcionários e estudantes aprendendo sinais adicionais por conta própria”, disse a escola no Facebook. “Como um agradecimento e como uma forma de lembrar aos nossos alunos que a ASL vai além de nossas paredes, Cinderela fez uma visita e nos cantou uma música enquanto usava ASL.”
Morey iniciou os estudos na Dayton Consolidated School em 2017 e se tornou a primeira aluna surda da escola.
“Desde o início Morey teve muito suporte. Fico feliz em vê-la apoiada, amada e aceita ”, disse Shannon Belanger, mãe de Morey, à People Magazine. “Morey está animada para ir à escola todos os dias. Ela fez amizades muito boas… Ela é feliz e eu estou feliz em vê-la feliz ”.
Morey foi diagnosticado com 1 ano de idade com um distúrbio auditivo tão raro que não é nomeado. Ela usa aparelhos auditivos e usa linguagem de sinais.
Os professores da escola também passaram por treinamento para incorporar a linguagem de sinais em suas salas de aula, disse à revista People a diretora da Dayton Consolidated School, Kimberly Sampietro.
“Então as crianças estão vendo isso embutido nas coisas continuamente. Muitas pessoas do outro lado da escola, seja a moça do almoço ou nossa professora de música, estão aprendendo apenas os sinais básicos para fazer parte da comunicação ”, disse Sampietro.
Se algum dia alguém te pedir para explicar o que é inclusão, use o exemplo desta escola no Maine.
***
Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de: CBS News.
Imagem destacada: Reprodução/CBS News
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…