Com o intuito de acolher todas as configurações familiares e ainda levantar uma discussão sobre o abandono parental, uma escola pública de São Paulo criou o ‘Dia de Quem Cuida de Mim’, em substituição ao ‘Dia dos Pais’. Pregando respeito e solidariedade, a iniciativa evita constrangimentos em uma data delicada para muita gente.
A ideia foi posta em prática na escola Estadual Professor Alvino Bittencourt, e teve início em 2015, quando o diretor Denys Munhoz, percebeu a tristeza de alguns alunos que não tinham o que entregar na semana do Dia das Mães. A medida do centro de educação na Chácara Califórnia, em SP, se destaca pela simplicidade. Não se trata de realizar mudanças profundas. Os alunos, na verdade, são estimulados a celebrar e homenagear homens e mulheres que fazem parte de suas vidas.
“A iniciativa é fantástica. Tem muitos alunos que os pais têm uma rotina corrida e ficam com avós e tios. Os pais trabalham bastante e essa ideia de privilegiar quem cuida das crianças faz as crianças se sentirem acolhidas e cuidadas”, cita Eduardo Alves da Costa, pai do Allan, do 5º ano na unidade, ao portal do governo de São Paulo.
O abandono parental está crescendo no Brasil. O conhecido fenômeno de mães solteiras atinge pelo menos 1 milhão de famílias no país. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O governo paulista diz que apenas no Estado de São Paulo, 750 mil pessoas de 0 a 30 anos não contam com o nome do pai no registro.
O Estatuto das Famílias (PLS 470/2013) prevê punições para o abandono parental e o afetivo. A ideia é estabelecer relações saudáveis entre pais e filhos.
“Para o Direito, o afeto não se traduz apenas como um sentimento, mas principalmente como dever de cuidado, atenção, educação, entre outros”, declarou ao Senado Notícias a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), uma das criadoras do projeto.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Hypeness.
Foto destacada: Reprodução/Mais vibes
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…