Esgotamento mental no trabalho – Burnout

A vida profissional ocupa um papel central na vida de muitos indivíduos, como meio de inserção social e na formação de sua identidade. O bem-estar no trabalho se dá pelas expectativas na atividade profissional e a concretização do seus objetivos na profissão. Algumas pessoas tem uma intensa atividade profissional e vivem sob tensão em algumas profissões que exigem muito do trabalhador e então ele passa por dificuldades gerando um esgotamento mental.

Um ambiente de trabalho onde ele se sente muito pressionado (seja pelo chefe, colegas e etc), e também onde não há harmonia, faz com que o individuo não se sinta um profissional realizado e competente gerando um alto nível de estresse, podendo evoluir para o esgotamento mental no trabalho ou Síndrome de Burnout. Um ambiente de trabalho desfavorável que não oferece condições para o desempenho profissional gera um estresse contínuo que desgasta emocionalmente, fisicamente e psicologicamente.

Os indivíduos que exercem profissões que exigem um contato contínuo com outras pessoas, lidando com a angústia das mesmas, tem mais probabilidade de sofrerem o Burnout, exemplos: Profissionais da área da saúde, policiais, professores, entre outros; mas isso não significa que pessoas de outras profissões não possam ter esse esgotamento.

A Síndrome de Burnout frequentemente pode ser confundida com a depressão, pois há alguns sintomas parecidos como:
pensamentos negativos, fadiga, falta de ânimo para ir ao trabalho, comportamentos agressivos, dificuldades de concentração, desmotivação para atividades que antes eram prazerosas e etc. Há também alguns sintomas físicos como: dores de cabeça, insônia, dores pelo corpo, exaustão, dores de barriga, entre outros. Quando os sintomas aparecem, os prejuízos ficam em evidência gerando licenças médicas no trabalho, faltas frequentes e depreciação nos relacionamentos interpessoais.

A psicoterapia é necessária neste quadro, pois a pessoa precisa de ajuda para desenvolver mecanismos e se defender do esgotamento mental. O psicólogo vai auxiliar o paciente a exercer novas formas de lidar com o ambiente de trabalho e consequentemente melhorar o seu quadro emocional. Cuide de sua saúde psicológica, se permita, você merece esse cuidado!

Amanda Alves Rodrigues da Cunha

Sou Psicóloga Clínica e Organizacional -CRP:04/45639. Meu principal objetivo é promover a saúde mental e o bem estar. Espero que através dos meus textos as pessoas possam conhecer um pouco sobre a psicologia e ver os benefícios que ela pode trazer para a sua vida.

Recent Posts

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

60 minutos ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

2 horas ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago