A França está empreendendo um projeto revolucionário que visa construir uma instalação que permitirá que pacientes de Alzheimer vivam com o maior conforto possível. O complexo autônomo em Dax, uma cidade termal no sudoeste do país da Europa Ocidental, imitará uma aldeia, com um supermercado, centro de saúde, cabeleireiro e biblioteca. Lá, 120 moradores, todos portadores da doença, poderão viver livremente, com menos medicação e em segurança.
Na aldeia, os moradores ficarão instalados em casas compartilhadas, distribuídas em quatro bairros, com 100 cuidadores e 12 voluntários que organizarão atividades. E tem mais, as instalações do complexo são projetadas para auxiliar no senso de direção, visão e memória. Os defensores dessa nova maneira de cuidar dos portadores de Alzheimer dizem que os pacientes são mais ativos e sociáveis e necessitam de menos medicamentos do que aqueles em instalações de atendimento a idosos.
O projeto se inspira em Hogeweyk, considerada a primeira “aldeia de Alzheimer” do mundo, perto de Amsterdã, na Holanda. Lá, os moradores são agrupados de acordo com suas origens e interesses.
Na aldeia na França, uma equipe de pesquisadores conduzirá um estudo comparando-o com os tradicionais lares de idosos. Com inauguração prevista para o final de 2019, o projeto deve custar 28,8 milhões de euros (US $ 33,4 milhões). Para ser construído, é financiado principalmente pelo governo, de acordo com relatórios.
Projetos como este oferecem uma esperança de qualidade de vida às pessoas diagnosticadas com Alzheimer.
Bem que o modelo poderia ser copiado por aqui, não é mesmo?
***
Redação Conti outra. Com informações de Voicers
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…