Há momentos em que chegamos ao mais extremo dos esgotamentos, aquele em que a pessoa se sente cansada de “estar sempre cansada”, sem um pingo de energia. Pode parecer irônico, mas ainda que seja difícil acreditar, esta sensação vai muito além da simples fadiga física.
Falamos, antes de mais nada, de um estado mental em que a pessoa começa a se sentir vulnerável, sem recursos pessoais e frustrada por não conseguir cumprir com os objetivos do dia a dia. Poucas situações podem chegar a ser tão desgastantes quanto a de se sentir irritado consigo mesmo por não chegar, por não corresponder aos demais como gostaria, e por não sentir um bem-estar físico e emocional para ter uma adequada qualidade de vida.
Hoje, em nosso espaço, queremos explicar a que se deve este tipo de estado tão comum e, sobretudo, como podemos enfrentá-lo.
Às vezes nos esquecemos de que nosso corpo e nossa mente são atributos de um ser humano, e não de um robô de energia incombustível.
Reflita sobre estas ideias e comece a aprender a priorizar a si mesmo.
Precisamos admitir que muitos de nós ficamos obcecados com aquilo que está longe do nosso controle.
Devemos manter o foco naquilo que está ao nosso alcance, naquilo que podemos controlar e em que podemos obter resultados claros. Do contrário, a única coisa que conseguiremos será dar cabeçadas na parede ao investir tanto de nós mesmos em causas impossíveis.
“Se fizer isso, conseguirei aquilo”. “Se tal pessoa me fizer este favor, então acontecerá aquilo que tanto espero”. “Se eu alcançar este objetivo, finalmente serei feliz”.
Aprendamos, portanto, a estabelecer metas mais realistas e mais de acordo com nossas possibilidades.
O propósito primário de nossa mente e de nosso cérebro é nos proteger.
Se me sinto sempre cansado e sem energia, há um desequilíbrio físico ou emocional que devo atender. Não podemos nos esquecer de que tanto a dor como o próprio sofrimento são chamadas de atenção de nosso cérebro para que nos detenhamos e descubramos o que causa o incômodo.
No caso de não ouvirmos nossa mente, não prestarmos atenção aos sinais do corpo cansado, o esgotamento se acumulará ainda mais.
Você é uma pessoa que conquistou muitas coisas, que enfrentou diversos momentos difíceis, diversas adversidades.
Você tem virtudes admiráveis, forças que um dia lhe deram grandes resultados. Você esqueceu tudo que vale, tudo que fez e conseguiu?
Viver o momento implica também saber ouvir o próprio corpo para dar-lhe aquilo de que precisa em cada instante. Se precisa de descanso porque se sente cansado, obedeça a suas necessidades: descanse. Simples assim. Viver de forma consciente sendo receptivos ao que nos envolve e ao que nosso interior nos diz é uma chave de saúde mental que devemos praticar diariamente.
Não hesite em colocar estes conselhos em prática. Às vezes as menores mudanças trazem grandes resultados.
Imagem de capa: Shutterstock/Lolostock
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Esta minissérie de 4 episódios que estreou no TOP 10 da Netflix se baseia em…
Um filme obrigatório a todos os amantes da sétima arte.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…