Se você não é um monge budista ou uma irmã carmelita que vive reclusa da vida urbana, a possibilidade da sua rotina ser marcada por tensão, irritação, ansiedade, desgaste físico e outros muitos sintomas é grande, mesmo que em intensidades maiores ou menores. A soma de dois ou mais desses sentimentos pode ser resumida em uma palavra: estresse. Viver estressado está tão intrínseco no cotidiano de muitas pessoas que às vezes pode ser tarde demais frear as consequências que podem acarretar na saúde física e mental quando se chega ao esgotamento total. Em alguns casos parece impossível fugir, mas o estresse pode e deve ser administrado diariamente.
A psicóloga Andreia Ramos explica que o estresse é uma doença e merece atenção, pois a partir dele outras doenças são desencadeadas e pode levar à morte. Ela trabalha na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Santa Rosa e lida diariamente com pacientes em situações limites.
“O estresse pode ser classificado em quatro fases: alerta, resistência, quase exaustão e exaustão. Se for percebido nas duas primeiras fases, a pessoa ainda consegue controlar e trabalhar para não piorar”, afirma Andreia.
Na “fase do alerta”, considerada a fase positiva do stress, o ser humano se energiza através da produção da adrenalina; a sobrevivência é preservada e uma sensação de plenitude é frequentemente alcançada.
Na segunda fase, a “fase da resistência”, a pessoa automaticamente tenta lidar com os seus estressores de modo a manter sua homeostase interna. Se os fatores estressantes persistirem em frequência ou intensidade, há uma quebra na resistência da pessoa e ela passa a “fase de quase-exaustão”.
Nesta fase, o processo de adoecimento se inicia e os órgãos que possuírem uma maior vulnerabilidade genética ou adquirida passam a mostrar sinais de deterioração. Em não havendo alivio para o stress através da remoção dos estressores ou através do uso de estratégias de enfrentamento, o stress atinge a sua fase final, a “fase da exaustão”, quando doenças graves podem ocorrer nos órgãos mais vulneráveis, como enfarte, úlceras e psoríase, dentre outros. A depressão passa a fazer parte do quadro de sintomas do stress na “fase de quase-exaustão” e se prolonga na “fase de exaustão”.
Dores de cabeça e musculares, esquecimentos, irritabilidade, sono, cansaço frequente, ansiedade, gastrite, fome excessiva ou falta de apetite, oscilação da pressão arterial, alteração da glicemia, queda de cabelo, depressão, boca seca, sudorese e muitos outros sintomas compõe um cenário de estresse.
Já entre as graves consequências que o acúmulo de estresse pode causar estão infarto, derrame, acidente vascular cerebral, transtornos alimentares, bronquite, asma, síndrome do pânico e até mesmo câncer.
A psicóloga ressalta que cada pessoa reage de uma maneira às fases do estresse. Por isso, antes de ficar doente, é importante estabelecer uma rotina, dedicar tempo para a família, ter uma alimentação balanceada, trabalhar a autoestima, praticar atividades físicas e ter bons momentos de lazer. “Cada um precisa conhecer o seu limite e investir na produção de endorfina, hormônio responsável pelo bem estar”, indica a especialista.
Lado bom
De acordo com a International Stress Management Association (Associação Internacional de Administração do Estresse, em tradução livre), existem dois tipos de estresses: o positivo, chamado de eustresse, e o negativo, denominado distresse.
Ambos causam reações fisiológicas similares: as mãos e os pés tendem a ficar suados e frios, o coração acelera e a pressão arterial aumenta.
TEXTO ORIGINAL DE MÍDIA NEWS
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…