Geovanna Dias, uma estudante brasileira de 22 anos, foi selecionada para estudar na Universidade de Porto, em Portugal, uma das 100 melhores instituições europeias. Atualmente, ela está cursando Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi classificada para um programa de mobilidade acadêmica que a permitirá estudar na Europa por cinco meses. No entanto, a bolsa não cobre os custos da viagem, como passagem, hospedagem, visto, e outros. Por isso, há uma semana, ela criou uma vaquinha online para viabilizar o sonho de estudar no exterior.
Nas redes sociais, ela está pedindo doações de qualquer valor para ajudar a custear a viagem. Em uma publicação no Instagram, ela escreveu: “Para me manter durante 5 meses em Portugal e realizar meu sonho, venho aqui pedir ajuda para tornar isso possível, quem puder ajudar financeiramente, meu pix é: [email protected] (Nubank), qualquer valor ajuda muito”.
A estudante diz que quer se formar o quanto antes para poder trabalhar e ajudar seus pais, Alessandra Guedes e Wagner José, que trabalham como segurança e vendedor, respectivamente. “Meus pais se arrependem de não terem estudado. Então, dentro da minha realidade, eu sempre tive muito incentivo deles. Minha mãe já chegou a trabalhar em dois empregos para ajudar nos meus estudos”, lembra Geovanna.
“A chance que estou tendo agora pode ser minha única oportunidade de estudar fora do país”, conta ela.
Para Geovanna, que sempre estudou em escola pública, ser selecionada para estudar no exterior é a realização de um sonho. A notícia da aprovação foi recebida em casa com uma mistura de sentimentos. A felicidade pela conquista da estudante logo deu lugar à preocupação de como arcar com os custos da viagem. Foi isso que motivou a campanha de arrecadação nas redes sociais.
Com as doações recebidas, ela já conseguiu comprar a passagem para a Europa. Agora, ela espera juntar o suficiente para cobrir os gastos com moradia, que ela estima em cerca de R$ 8.000 a R$ 9.000 para os cinco meses.
Nas redes sociais, ela tem recebido diversos comentários positivos, com incentivos para não desistir: “Já deu tudo certo”, escreveu um seguidor. “Você vai conseguir”, falou outro.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Extra.
Foto destacada: Reprodução/Redes sociais.