Uma das principais formas de comunicação para bebês é o choro. No caso de pais com deficiência auditiva, é complicado atender às necessidades de seus bebês, principalmente à noite.
Existem dispositivos especiais que vibram ou emitem um sinal ao ouvir o choro do bebê, no entanto, esses dispositivos são úteis apenas quando podem ser observados ou próximos ao corpo de seus usuários. Devido a essas limitações, um grupo de quatro alunos do Instituto de Tecnologia Mauá, em São Paulo, decidiu criar um dispositivo em forma de pulseira para pais com surdez.
Artur Guiguer, Luiz Henrique Ferreira, Carlos Peres e Mateus Cherem , são os criadores do Silence, um sistema tecnológico que envolve o uso de dois dispositivos, um para os pais e outro para o bebê. Ambos os dispositivos eletrônicos têm acesso à Internet e conexão Bluetooth. A pulseira projetada para crianças usa microfones capazes de captar a frequência e o nível do choro.
Quando o choro é detectado por esta pulseira, os dados são transmitidos para a outra pulseira e reproduz uma série de ondas vibratórias intensas que alertam os pais sobre o que está acontecendo. Além disso, essas pulseiras podem ser usadas quando as crianças são mais velhas, pois possuem GPS, uma ferramenta que facilita o monitoramento de sua localização em cenários fora de casa.
O design da pulseira é semelhante ao de um relógio inteligente, que permite aos pais monitorar os dados do bebê por meio de uma tela sensível ao toque. O Silence é à prova d’água e possui uma bateria de longa duração.
Os jovens ainda estão desenvolvendo sua tecnologia, pois precisam de investimentos para comercializar o invento. Os estudantes brasileiros esperam obter os fundos necessários para disponibilizar a pulseira em menos de dois anos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…
Estudos recentes e a psicologia nos ajudam a entender por que algumas pessoas são capaz…
A psicologia pode ajudar a entender o que está por trás desse hábito que desperta…