Um recente estudo realizado pela Universidade Alexandru Ioan Cuza, da Romênia, apontou que indivíduos com traços narcisistas estão mais propensos a desenvolver vínculos em redes sociais, alimentando o medo de ficar desconectado do celular – conhecido pelo termo ‘nomofobia’.
No estudo, foi constatado que os participantes com resultados mais elevados em traços narcisistas demonstraram tambpem níveis significativos de nomofobia. A ímpeto por validação nas redes sociais pode estar conectado à necessidade narcisista de ser admirado.
O estudo aponta ainda os papéis mediadores do vício em redes sociais e da nomofobia na ligação entre narcisismo e estresse. Pessoas com alto narcisismo são propensos ao estresse.
Embora o estudo sugira uma conexão clara entre o narcisismo, o vício em redes sociais e o estresse, adotar estratégias para diminuir a dependência digital se fazem necessárias em quaisquer casos. Neste sentido, tentar reduzir a busca por validação online e monitorar o tempo gasto nas redes podem ser passos essenciais.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Metro.
Imagens: Reprodução.