Obesidade

Estudo revela que obesidade aumenta o risco de depressão

De acordo com estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, a obesidade tende a aumentar o risco de desenvolver depressão. As consequências psicológicas de estar acima do peso, como a gordofobia, a baixa autoestima e a estigmatização social, são os principais fatores por trás dessa relação.

Segundo a pesquisa, um excesso de dez quilos de gordura já aumenta em 17% o risco de desenvolver depressão. A probabilidade pode ser ainda maior conforme o peso aumentar. Biologicamente, a obesidade está associada a várias alterações endócrinas e metabólicas que têm sido associadas à depressão, como, por exemplo, alterações nas células adiposas e na insulina.

A relação com a doença psíquica, entretanto, pouco tem a ver com a gordura, e, sim, com as implicações psicológicas do sobrepeso.

— A localização da gordura no corpo não faz diferença para o risco de depressão. Isso sugere que são as consequências psicológicas da obesidade que levam ao aumento do risco de depressão, e não o risco biológico direto do efeito da gordura — afirma o autor do estudo, Søren Dinesen Østergaard.

Os pesquisadores frisam que, devido ao fator psicológico que relaciona a obesidade à depressão, é importante que os esforços da sociedade para combater o sobrepeso não devem estigmatizar as pessoas. A consequência disso provavelmente seria um risco ainda maior do desenvolvimento de depressão.

Ainda de acordo com o estudo dinamarquês, o Índice de Massa Corporal (IMC), predominantemente usado para medir sobrepeso e obesidade, é uma maneira imprecisa e “grosseira” de cálculo, já que leva em conta apenas peso e altura, ignorando, por exemplo, a composição de massa muscular do corpo.

— Muitos atletas de elite com uma grande massa muscular e uma baixa gordura corporal terão um IMC acima de 25, que é classificado como excesso de peso de acordo com a definição comum. Isso obviamente não faz sentido — explica o Dr. Østergaard.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de O Globo.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Muitos assinantes da Netflix dizem que esta série é a mais viciante do streaming

Com apenas seis episódios, a produção figura entre os títulos mais assistidos da plataforma e…

1 dia ago

5 comportamentos comuns dos pais que tornam os filhos mais inseguros

Segundo as especialistas, há comportamentos recorrentes no ambiente familiar que, mesmo sem intenção, acabam reforçando…

1 dia ago

A face sombria pouco conhecida de Maria Montessori, criadora do famoso método pedagógico

Pedagoga italiana revolucionou a educação, mas algumas de suas ideias geram muitos debates até hoje.

2 dias ago

Filme espetacular que concorreu a 6 Oscars é uma preciosidade no catálogo da Netflix

Uma obra-prima do cinema contemporâneo, que emociona sem apelar para o melodrama.

2 dias ago

Pessoas que não tiveram amigos na infância podem apresentar esses 5 comportamentos sem saber, segundo a psicologia

Crescer sem amigos pode ter efeitos profundos no desenvolvimento emocional e social de uma pessoa.

3 dias ago

Filme baseado em clássico imortal da literatura chega à Netflix e conquista os assinantes

Para os fãs de aventuras e clássicos da literatura, essa é uma ótima oportunidade de…

3 dias ago