O britânico Mark Gaisford tem uma família e uma carreira de sucesso, e muitos podem se perguntar, “o que mais ele quer?”. A resosta ele tem na ponta da língua, o que ainda lhe falta é algo muito importante: amigos.
Gaisford decidiu poostar um vídeo nas redes sociais, falando justamente sobre isso. O que ele não imaginava é que tanta gente compartilhava dessa “falta” com ele. Seu vídeo rapidamente viralizou no Reino Unido, mostrando que muita gente conive com a solidão.
“Não tenho amigos. É uma coisa assustadora admitir isso, especialmente aqui no LinkedIn, mas é verdade”, diz ele no início da gravação.
Dono de uma empresa de recrutamento no sudeste da Inglaterra, Gaisfordconta que vinha se sentindo solitário.
“Fiz esse vídeo porque cheguei a um patamar da minha vida em que tudo mudou e meus filhos saíram de casa. Então, neste momento, você começa a refletir sobre a sua vida e o que está acontecendo”, diz ele, em entrevista à BBC.
No vídeo, Gaisford explica que tem colegas de trabalho “sensacionais” com quem “naturalmente compartilhamos detalhes de nossas vidas”.
“Então, falamos do que está acontecendo conosco, mas não jantamos e não fazemos longas caminhadas pelo campo juntos”, diz ele.
Gaisford confessa que ficou impressionado com a repercussão do vídeo.
“O vídeo teve mais de 1 milhão de visualizações ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Austrália e em outros países”, diz.
“Quando postei o vídeo, pensei comigo: ‘Não posso ser a única pessoa (a me sentir assim)'”.
“Mas não esperava que haveria milhões de homens na mesma situação, que se dedicaram à carreira e à família, mas fora desse ambiente, não têm muitas amizades com outros homens”, acrescenta.
“Em vez de apenas mergulhar na autopiedade e achar que sou um idiota solitário e triste, aderi a um grupo. E haverá um encontro para novos membros hoje no bar às 19h e vou comparecer”, diz ele no vídeo.
O vídeo termina com imagens de Gaisford após a noitada com os novos amigos.
“Que noite maravilhosa e que galera brilhante. Há pessoas mais introvertidas, outras mais seguras de si, mas muito divertidas. Estou feliz que deixei a preguiça de lado e tomei coragem para fazer isso. Foi muito divertido”, conclui.
Assista ao vídeo, em inglês, com o desabafo de Mark Gaisford:
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de BBC.
Foto destacada: Reprodução/Youtube.