COMPORTAMENTO

Evitar pessoas e dar espaço para si não é covardia, é um ato de sabedoria

A sábia ação de dar espaço é um dos atos mais acertados que todos deveríamos pôr em prática. O que as vezes e confundido com covardia. Respeitar o outro, é oferecer refúgios nos quais favorecer o crescimento pessoal de todos que nos rodeiam.

Quando isso não se cumpre, quando são os demais que não respeitam nossos espaços, nossos direitos e necessidades, nós é que teremos que dar distância e nos afastarmos.

Fazer isso não será reflexo de covardia, mas de sabedoria, porque quando proíbem nossos recantos privados, esses lugares de nossa mente onde abrigamos sonhos, necessidades e valores, estão atacando nossa identidade e autoestima.

É importante levar isso em conta. Por isso, convidamos você a refletir sobre os seguintes aspectos:

A necessidade de dar espaço para favorecer a liberdade pessoal não é covardia
Começaremos destacando algo importante. Com “dar espaço”, não nos referimos apenas a permitir uma distância física interpessoal. É um conceito que vai mais além e que fica definido da seguinte forma:

  • Dar espaço é permitir que uma pessoa tenha voz própria, opinião, que defenda seus próprios valores e que eles sejam respeitados.
  • Respeitar espaços é também favorecer o crescimento pessoal do outro. É dar-lhe asas para que alcance seus sonhos, sendo o mesmo em todo momento, sem que queiramos impor nossas crenças e escolhas.
  • Recomendamos ler também: “A depressão e a ansiedade são sinais de luta, não de fraqueza”

É comum que tanto nas relações entre pais e filhos como nas afetivas tenhamos a tendência, às vezes, de infringir muitos desses espaços privados dos quais toda pessoa deve dispor. Vejamos isso em detalhes.

A necessidade de dar espaço para favorecer a liberdade pessoal não é covardia
O espaço familiar e o espaço privado
Educar não é controlar nem monitorar cada passo ou escolha de nossos filhos. Cada criança dispõe de uma personalidade, de seus sonhos e aspirações, que devemos respeitar.

  • Se nos empenharmos em que sejam “como desejamos”, estaremos violando por completo seus espaços privados, seu crescimento pessoal e emocional. Isso não é adequado.
  • Uma família deve desfrutar desses espaços comuns nos quais falar, orientar, aconselhar, mas, mais tarde, cada membro tem pleno direito de ter seus valores e alcançar seus sonhos.

O espaço do casal e o espaço individual
Ser um casal é criar um espaço em comum onde não deixemos nunca de sermos nós mesmos. Apesar de toda relação dever aprender a conciliar essa complicada conjunção, apenas aqueles que o conseguem mantêm uma convivência satisfatória e duradoura.

  • O espaço do casal é aquele que compartilhamos, construindo projetos de futuro para fortalecer o compromisso, exaltando esses valores que nos unem e chegando a acordos.
  • Por sua vez, cada membro do casal deve ter seu próprio espaço privado onde continuam a se formar como pessoas, com seus projetos profissionais, com suas amizades, seus ideais, esses que o companheiro não pode atacar ou destruir.

Quando atacam meu espaço pessoal

Imagine que, ao seu redor, existam alguns muros invisíveis cuja função é a de proteção. Em seu interior está você, com tudo o que o define e faz feliz.

  • Seus valores.
  • Sua experiência adquirida e o aprendizado que você obteve a partir dela.
  • Seus sonhos.
  • Suas vitórias, das quais você se sente orgulhoso.
  • Sua autoestima.
  • A imagem que você tem de si mesmo e com a qual você se sente satisfeito.
  • Seus relacionamentos com as pessoas de quem você gosta e que são importantes para você.

Imagine agora que seu companheiro, um colega de trabalho ou irmão começa a atravessar esses muros e ataca um a um cada tesouro que você esconde em seu interior e que o define: critica seus valores, seu corpo e ridiculariza o tipo de amizades que você tem.

O que está acontecendo? Estão invadindo e violando seu espaço pessoal e, portanto, você precisa se defender. Explicaremos como.

Formas de defender seu espaço pessoal

  • Deixe claro que ninguém tem o direito de ultrapassar esses limites. Isso é algo que precisam saber desde o começo. Se nos calarmos hoje, amanhã e depois, no final, terão atravessado demais esses limites e a sua autoestima estará prejudicada.
  • Se invadirem seu espaço pessoal, busque um “espaço de segurança”, ou seja, imponha uma distância e afaste-se de tudo que lhe faz mal. Caso contrário, deixaremos de sermos nós mesmos e ficaremos tão vazios que nos tornaremos uma sombra do que somos. Não vale a pena.
  • Dar espaço e se afastar jamais será um ato de covardia, muito pelo contrário. Quem é capaz de deixar para trás o que faz mal age com a sabedoria e a valentia típicas das pessoas que são capazes de defender a si mesmas, cuidando de sua autoestima.

Recomendamos colocar isso em prática hoje mesmo, defender seus espaços pessoais, assim como respeitar os dos demais.

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

20 horas ago

Filme arrebatador de Almodóvar tem um dos finais mais surpreendentes do cinema

Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…

22 horas ago

Na Netflix: O filme com Tom Cruise que você certamente deixou passar, mas merece seu play

Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…

3 dias ago

Filme excelente na Netflix baseado em obra de Stephen King vai fazer seu coração pulsar mais rápido

A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!

3 dias ago

Gretchen rebate críticas e esclarece condição de seus cabelos: “Vai cair tudo”

"Qual o problema a pessoa não ter cabelo?", questionou a cantora nas redes sociais.

4 dias ago