COMPORTAMENTO

Ex-BBB Matteus Amaral tem prisão solicitada pelo Ministério Público

O ex-participante do BBB 24, Matteus Amaral, foi denunciado e teve sua prisão solicitada pelo Ministério Público nesta sexta-feira (14). A denúncia foi feita pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), que alegou que Amaral teria ingressado no curso de engenharia agronômica utilizando o sistema de cotas de forma indevida.

Conforme informações iniciais do colunista Gabriel Perline, o caso foi levado ao conhecimento do MP por Antonio Isuperio, ativista atuante em uma organização internacional de Direitos Humano.

Isuperio também alega que Matteus Amaral cometeu crime de falsidade ideológica e pede que a instituição de ensino seja investigada. A denúncia baseia-se no Decreto-Lei nº 2.848 e no artigo 299.

“Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”, diz o decreto.

Se a denúncia for aceita pelo Ministério Público, uma investigação contra Matteus será iniciada. Em caso de condenação, a pena prevista é de “reclusão de um a cinco anos e multa, se o documento for público, e reclusão de um a três anos e multa, se o documento for particular”.

Matteus se pronuncia nas redes sociais

Ainda na sexta-feira, Matteus Amaral usou os stories de seu perfil no Instagram para se pronunciar sobre o assunto.

“Recentemente, surgiram informações de que, em 2014, fui inscrito no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha sob a modalidade de cotas para pessoas negras. Esta nota tem como objetivo esclarecer as circunstâncias dessa inscrição e expressar minha posição a respeito”, iniciou o texto.

“A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio. Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil. Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção”, continuou.

“Reafirmo meu arrependimento por quaisquer transtornos causados e meu compromisso continuo em ser um defensor ativo da igualdade racial e social. Agradeço a oportunidade de esclarecer este assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido”, finalizou.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago