Quando o 1º Sargento do Exército Americano, Seth Kastle, finalmente se aposentou e voltou para a sua casa na cidade de Wakeeney, no Kansas (EUA), ele trouxe com ele o que descreve como um incêndio no peito.
Depois de 16 anos na Reserva do Exército e em desdobramentos no Catar, no Afeganistão e no Iraque, Seth não era o mesmo homem que costumava ser. Agora a chama de raiva se enfurecia dentro dele, e nada que ele fizesse poderia apagá-la ou acalmá-la. Explosões eram comuns. e ele não conseguia entendê-las, muito menos controlá-las.
O que Seth não sabia na época era que ele estava lutando com o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), um transtorno de ansiedade que aflige muitos veteranos após o serviço militar. O distúrbio pode se manifestar de muitas maneiras, mas pára Seth, o principal sintoma era a raiva.
Infelizmente, o pai de primeira viagem sofreu durante anos sem ajuda. E o TEPT começou a afetar sua família, especialmente o relacionamento com sua esposa, Julia. “Eu esperei até que fosse tarde demais”, disse ele . “Olhando pra trás, penso que milhares de vezes a minha esposa deveria ter me deixado.”
Mas Julia se recusou a desistir de seu marido e, juntos, eles finalmente encontraram uma terapia que funciona. Ainda assim, Seth não tinha ideia de como abordar o assunto com sua filha, a pequena Raegan. Então, depois de um dia especialmente difícil no trabalho, ele chegou em casa e escreveu uma história rápida sobre sua experiência com o TEPT. E o projeto foi esquecido em seu computador, até que um dia ele soube que um colega veterano tinha publicado um livro. Seth então pensou que ele poderia não apenas transformar sua própria história em um livro infantil, mas em um recurso muito necessário para famílias de militares que enfrentam as mesmas lutas.
Depois de levantar os fundos para contratar um ilustrador através de uma campanha no Kickstarter, Seth viu o seu livro “ Why Is Dad So Mad?” – “Porque o papai está tão louco?”, em livre tradução – publicado em 2015. A história apresenta uma família de leões que lutam para superar o PTSD do papai leão. E isso ajudou Raegan a entender a batalha do pai contra o distúrbio.
“Depois de ler o livro pela primeira vez para minha filha, lembro-me dela dizendo: ‘Sinto muito que você tenha um incêndio no peito, pai’, disse Seth. “Ela tinha quatro anos na época. Isso é algo que sempre vou lembrar.”
“Não importa que às vezes eles estejam bravos ou tristes, eles ainda amam você”, explicou Raegan sabiamente . “Sempre há um fogo em seu coração, mas não importa o que é, eu sei que ali também há amor.”
Desde então, Seth publicou outro livro, “Why Is Mom So Mad” – “Por que a mamãe está tão louca?” – , em sua série para crianças com pais nas forças armadas. Ele e Julia também têm outra filha agora, alimentando seu desejo de fazer ainda mais diferença.
“Espero que outras famílias de militares tenham a chance de sentar e explicar aos filhos que nem sempre será fácil, mas eles vão superar isso”, disse Seth. E graças ao seu trabalho, muitas famílias terão acesso a recursos que ele não conseguiu encontrar para si mesmo anos atrás.
Seth Kastle encontrou uma maneira de tornar o mundo um lugar melhor para os membros do serviço militar e seus entes queridos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Inspire More.
Fotos: Reprodução/Facebook e Amazon.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…