O ator Matthew Scott Montgomery, que ficou conhecido por interpretar o personagem Matthew Bailey nas séries do Disney Channel “Sunny entre Estrelas,” de 2009, e “Sem Sentido!,” de 2011, compartilhou abertamente sua jornada ao assumir sua identidade como homem gay.
Em uma entrevista exclusiva concedida ao podcast “Vulnerable”, comandado pela também atriz Christy Carlson Romano, Matthew, atualmente com 34 anos, discutiu sua experiência de crescimento em um ambiente familiar “muito, muito conservador,” onde ele passou grande parte de sua juventude ocultando sua orientação sexual.
Durante a conversa, Matthew revelou que, em um ponto de sua vida, chegou a se submeter a terapia de conversão, um procedimento extremamente controverso.
“Naquela época, meus colegas de elenco não tinham conhecimento sobre minha sexualidade, então era um segredo guardado a sete chaves,” ele compartilhou.
Matthew explicou que sua decisão de se submeter a essa terapia não foi influenciada pela Disney, mas sim uma resposta à reação “traumática” de seus pais quando ele finalmente se assumiu após completar 18 anos.
“Você tem que entender que, no ambiente em que cresci, fui condicionado a acreditar que merecia ser punido o tempo todo”, ele admitiu. “Naquela época, minha carreira estava indo muito bem, e eu me questionava se merecia toda a felicidade e sucesso que estava alcançando. Era quase como se eu acreditasse que deveria ser punido nos meus momentos de folga.”
Matthew descreveu algumas das práticas utilizadas na terapia de conversão, que incluíam preencher planilhas detalhadas sobre seus sentimentos por outros homens, participar de atividades esportivas e até mesmo pedir desculpas ao pai por ser considerado “sensível e artístico.”
No entanto, uma das práticas mais perturbadoras envolvia choques elétricos, nos quais Matthew era submetido a pequenas descargas toda vez que pensava em demonstrar afeto por outro homem.
“Essa terapia envolvia segurar barras de prata nas mãos, enquanto eles tentavam aumentar minha tolerância às descargas elétricas até que se tornassem dolorosas”, ele relembrou.
A libertação de Matthew veio quando ele participou de uma peça teatral em que o personagem principal sofria abuso por parte de sua família devido à sua homossexualidade, antes de ser adotado por vizinhos acolhedores.
“Eu acredito que essa experiência teatral foi a verdadeira terapia de que eu precisava,” compartilhou. “Pela primeira vez, eu vivenciei como é ter uma família que não apenas me ama, mas também me celebra e me aceita plenamente.”
Matthew mencionou que, apesar de alguns “efeitos colaterais” desafiadores, ele nunca se sentiu tão feliz desde que assumiu sua verdadeira identidade.
“Se você está ouvindo minha história e já passou por terapia de conversão ou está considerando isso, saiba que não há nada de errado com você. Não há nada de errado em ser quem você é. Você merece uma vida cheia de amor e autenticidade.”, ele encorajou.
O apoio de figuras como a cantora Demi Lovato e a atriz Hayley Kiyoko, também ex-estrelas da Disney, foi fundamental para o processo de aceitação de Matthew.
“A família de Demi é minha família. Ela é minha alma gêmea,” ele compartilhou emocionalmente. “Com o tempo, consegui criar uma vida rica em amor, arte e autenticidade que verdadeiramente me realiza.”
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da CNN Brasil.
Foto destacada: Reprodução.