Lais Souza fez uma triste revelação durante sua participação no podcast Café com Mussi. A ex-ginasta disse ter sofrido abusos após perder os movimentos dos braços e das pernas. Ela ficou tetraplégica em 2013, quando foi vítima de um acidente de esqui enquanto treinava para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014.
Segundo a palestrante, os crimes foram cometidos pelos cuidadores que foram contratados para ajudá-la em casa e aconteciam sempre quando ela estava sozinha. A ex-atleta contou que não conseguia reagir e estava vulnerável.
“Já fui abusada antes, quando tinha quatro anos, e depois do acidente, que foi quando realmente fiquei supervulnerável”, lamentou, em conversa com o ex-BBB Rodrigo Mussi.
“Foram abusos inesperados. Eu estava totalmente vulnerável: deitada, dormindo… Não estava nem vendo o que estava rolando. E não tenho sensibilidade em 100% do corpo”, continuou Lais.
Segundo a palestrante, os abusos fizeram com que ela passase a ter medo de tarefas do cotidiano, como dormir. “Sinto que está tudo certo, e a pessoa se aproveita daquilo. Se eu deitar de barriga, acabou, não sei o que está rolando, porque tenho pouca sensibilidade. São muitos procedimentos que preciso fazer de barriga para baixo. Isso é só um exemplo”, pontuou.
Ela revelou ainda que denunciou os cuidadores que praticaram as violência contra ela, mas teve receio de sofrer retaliações. Lais destacou que presenciou e ouviu relatos de outros esportistas que foram vítimas de abusos na época em que competia.
“Simplesmente denunciei. Em alguns casos, me deu medo. Fiquei com medo de a pessoa vir atrás e me matar. Não houve ameaça, só medo e insegurança mesmo. A maioria dos abusos foi quando eu estava quase dormindo. Já aconteceu tanto com homem quanto com mulher. Com homem gay, mulher gay… É uma parada estranha, mas a gente tem que se educar e ver mais essas coisas”, completou ela.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Na Telinha.
Foto destacada: Reprodução/Redes sociais.