Expectativa é um sentimento que todo ser humano experimenta. Cada novo dia traz consigo a esperança da realização de algo novo, de superarmos uma limitação, de alcançarmos aquele objetivo pelo qual estamos nos empenhando, ou mesmo de um bom e belo dia de descanso. Ter expectativa é importante, na medida em que ela nos mobiliza para as nossas realizações, e nos impulsiona para frente, para o futuro.

O problema acontece quando criamos expectativa demais e ela se afasta da realidade, e começamos a esperar por algo que não tem possibilidade de acontecer.

Como isso acontece? Estamos o tempo todo tentando prever os acontecimentos da vida, e assim vamos criando uma grande expectativa, quase sempre irreal sobre uma determinada coisa, e quando ela acontece, pode não ser como imaginamos ou previmos. Daí que o sentimento de decepção e frustração vem à tona e nos abate, com um alto grau de ansiedade e depressão e ainda como consequência, uma autoimagem negativa, porque passamos a enxergar apenas nossas limitações, e alimentar o pensamento de que não somos tão eficientes e adequados quanto precisamos ser. O fato é que não somos bons em prever o futuro, e não existe uma bola de cristal que nos permita ver antecipadamente os acontecimentos da nossa vida.

Enquanto estamos ocupados, e preocupados, em antecipar nosso futuro, vamos experimentando uma sensação de felicidade idealizada pela expectativa que criamos. A cobrança vem de todos os lados, especialmente de nós próprios. Facilmente distorcemos a realidade e queremos transformar e mudar as pessoas para que se enquadrem dentro dos nossos sonhos. Assim, passamos os dias preocupados em atender às demandas das expectativas que criamos, e deixamos de percorrer nosso caminho com leveza e tranquilidade, e de perceber o novo, a possibilidade que sempre está presente.

Mas viver sem expectativa nenhuma nos torna desinteressados e apáticos. Não devemos deixar de desejar e sonhar, e de lutar para que os alcançemos, mas devemos adequar nossos desejos à realidade, lembrando sempre que nem tudo acontece da maneira como queremos ou desejamos. Assim, é preciso aprender a lidar com o dia a dia tal como ele se nos apresenta, realisticamente, sem exageros para mais, ou para menos. Aprender a administrar as expectativas que temos diante da vida, é a melhor maneira de lidar com as frustrações que inevitavelmente surgem no nosso caminho.

(Psicóloga Eliana Bess d’Alcantara)

Eliana Bess d'Alcantara

Psicóloga clínica, CRP 05/33535, especialista em Psicologia Fenomenológica Existencial. Trabalha também num CRAS - Centro de Referência da Assistência Social - que é uma unidade pública que integra os serviços do SUAS – Sistema Único de Assistência Social – cuja finalidade é organizar, coordenar e executar os serviços de proteção social básica da política de assistência. Gosta muito de música, poesia, literatura, e psicologia.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa aasisstir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

45 minutos ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

2 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

1 dia ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

1 dia ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago